FYI

Orelhas e Narizes

Nós achamos que chegamos aos 18 anos e deixamos de crescer. Estagnámos ali. Mas será que é assim mesmo? Talvez seja, mas só em altura, porque as orelhas e o nosso nariz continuam a aumentar o comprimento à medida que envelhecemos, segundo nos confirmam cientistas italianos. 

Orelhas e Narizes -mundo-mileniostadium

E a explicação é esta: os ossos param de crescer após a puberdade e as células musculares e de gordura também param de se dividir, mas há aqui um pormenor que nos faz entender este fenómeno, a cartilagem – essa coisa parecida com o “plástico” nas orelhas e narizes – continua a crescer até ao dia da nossa morte. Não crescer apenas a cartilagem, mas também os lóbulos das orelhas que se alongam com a gravidade. E isso faz com que as orelhas pareçam ainda maiores… Na verdade, com o passar do tempo, sofremos com a perda de elasticidade da pele. 

Os estudos estimam que as orelhas se alongam a uma taxa de cerca de 0,22 milímetros por ano. O crescimento aparece em homens e mulheres, não há cá vantagens para nenhum dos lados!

Algo que pode ajudar a que as orelhas fiquem maiores, tem muito que ver com o facto de usarmos ou não brincos muito pesados de forma consistente. 

Além disso, a orelha não apenas alonga, mas também alarga à medida que a circunferência da orelha aumenta em média 0,51 mm por ano, provavelmente devido ao envelhecimento do colagénio no nosso corpo, que é a proteína mais abundante que os humanos têm.

No entanto, os narizes também não ficam muito atrás. O nariz humano continua a crescer com a idade, sendo que o volume nasal, a área e as distâncias lineares, aumentam desde que somos crianças até sermos velhinhos! Neste caso, os homens têm, por norma, um aumento mais significativo do comprimento dos seus narizes.

Então sim, é realmente verdade… As pessoas mais velhas têm narizes e orelhas maiores. Mas não é caso para pânico! Estamos em 2021 meus amigos, há solução para tudo (ou quase). Não estando satisfeitos, vamos optar todos por uma bela duma rinoplastia, que nos vai eventualmente reduzir a cartilagem extra que nos vai dar aquele nariz bulboso. E depois vamos ter que falar com o nosso cirurgião plástico e esperar que ele seja criativo, para nos alisar os lóbulos das orelhas para que se encaixem perfeitamente nos fones de ouvido. 

Kika/FYI/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER