Saúde & Bem-estar

O que deve fazer para reduzir a dor lombar

Women sits in yoga pose on the grass, group training. Meditation exercise, class on workout outdoors, relaxation practice. Photo: NomadSoul1

A dor nas costas, como a dor lombar, pode ser muito incómoda e incapacitante, mas existem estratégias para combatê-la.

A dor nas costas é uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas vão ao médico ou faltam ao trabalho e é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo. Além disso, não acontece apenas como resultado de grandes esforços ou de uma má postura, é também o resultado de outros fatores relacionados com espasmos musculares, entorses ou ruturas de músculos e ligamentos, irritações ou disfunções musculares.

Ou seja, as causas são variadas e o resultado é sempre o mesmo: muito desconforto. O treino funcional, baseado em exercícios adaptados, pode ser uma opção. Mas existem outras soluções, como irá ler de seguida.

A ciência é clara: o yoga é um grande sim

O treino funcional não é a única forma de resolver o problema, como demonstra um estudo recente publicado no Journal of Orthopaedic Research, que sugere que as posturas físicas, os exercícios respiratórios e as práticas de mindfulness do yoga podem ajudar pessoas com dores nas costas, especialmente aquelas que sofrem de dor lombar.

No estudo, 10 pessoas com dor lombar crónica e 11 sem dor lombar foram submetidas a um programa de yoga de 8 sessões durante 4 semanas, sendo a primeira realizada numa clínica e as restantes no conforto de casa. Os resultados não poderiam ter sido mais promissores, já que quem sofria com a temida lombalgia experimentou uma diminuição significativa na intensidade da dor.

Esta diminuição foi avaliada através de uma escala visual analógica de 10 pontos (dor média de 6,80 no início, que diminuiu para 3,30 após as sessões) e por uma medida relacionada à coluna chamada fenómeno de flexão-relaxamento, que geralmente está ausente ou alterado em pessoas com lombalgia (5,12 no início versus 9,49 após as sessões).

Assim, os resultados sugerem que o yoga pode influenciar positivamente a resposta neuromuscular durante a flexão do tronco e a percepção da dor em pessoas com dor lombar crónica.

Os benefícios são muitos

No entanto, os especialistas apontam que são necessários mais estudos para avaliar os efeitos a longo prazo do yoga neste tipo de doenças, mas os dados recolhidos ao longo de um mês e a eficácia desta abordagem permitem algum otimismo, caso esta prática seja mantida ao longo do tempo.

Além disso, não podemos esquecer que, além dos possíveis benefícios relacionados à redução das dores nas costas, o yoga melhora aspetos como a flexibilidade, a coordenação, a saúde óssea e muscular. Sem contar que também é um ótimo método para diminuir a ansiedade e o stress e que pode ajudar, dependendo da modalidade, a queimar muitas calorias e a perder peso. Resumindo, é uma ótima escolha.

HM/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER