Vítor M. Silva

Eu confio nos canadianos

 

 

A política da direita no Canadá é muito assente em teorias da conspiração, muito de extrema-direita e de grupos extremistas com os riscos elevados que isso representa. Chama a atenção o que Pierre Poilievre tenta fazer na ideologia de cortes profundos nos bons programas sociais. Tenho de concordar com o fornecimento de produtos farmacêuticos, o desbloqueio de 3,87 milhões de residências, a criação de uma Declaração de Direitos dos Inquilinos Canadianos, criação de mais vagas de cuidados infantis de 10 dólares por dia e muito mais. Não me parece que nenhum desses programas esteja seguro com a direita que temos como alternativa aqui no Canadá. Este é um momento crucial em que os canadianos são chamados à responsabilidade, tendo nas suas mãos uma sociedade mais justa para todas as gerações. A direita deve parar imediatamente de acolher o apoio de teóricos da conspiração e extremistas (Polievre foi mesmo fotografado reunindo-se com extremistas), algo que o seu gabinete não desmentiu e até defendeu.

Ser um bom governante não pode ser navegar nos medos dos canadianos explorando os seus receios, mas sim governar com ideias para um melhor estado que leve em conta o principal, que será a qualidade de vida de quem aqui habita. Polievre acusa o primeiro-ministro de mentir sobre tudo. Fraca maneira de estar na oposição. Estes grupos de extrema-direita, que aliás muitos foram formados no “Freedom Convoy” que, como nos lembramos, protestou contra as restrições de saúde pública impostas pelo governo, O encontro de Poilievre com estes manifestantes mostra, realmente, que está disponível a fazer tudo para vencer, não importando quem tem por aliado.

Preocupado estou com o apoio a Polievre de Alex Jones, um especialista norte-americano em conspiração de extrema-direita. Todos lembramos o que disse sobre o assassinato de Sandy Hook o que, aliás, o fez ser condenado a pagar centenas de milhões de dólares. O Canadá não precisa de quem divida com discursos de ódio, precisa de coesão para todos vivermos em plena comunhão e harmonia.

Eu confio na inteligência dos canadianos.

Nestes últimos tempos é certo a esquerda fez erros
Caiu em desmandos confusões praticou injustiças
Mas que diremos da longa tenebrosa e perita
Degradação das coisas que a direita pratica?
Que diremos do lixo do seu luxo — de seu
Viscoso gozo da nata da vida — que diremos
De sua feroz ganância e fria possessão?
Que diremos da sua sábia e tácita injustiça
Que diremos de seus conluios e negócios
E do utilitário uso dos seus ócios?
Que diremos de suas máscaras álibis e pretextos
De suas fintas labirintos e contextos?
Nestes últimos tempos é certo a esquerda muita vez
Desfigurou as linhas do seu rosto
Mas que diremos da meticulosa eficaz expedita
Degradação da vida que a direita pratica?
– Sophia de Mello Breyner Andresen

Vítor M. Silva/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER