FYI

Estão a mentir?

milenio stadium - fyi - mentir

 

 

Claro que não viemos teletransportados da série Lie To Me e nem somos especialistas como Dr. Cal Lightman, por isso não somos capazes de oferecer um método infalível para que se consiga descobrir quando alguém nos está a mentir. No entanto, ainda que o nariz das pessoas não cresça quando mentem como o do Pinóquio, existem algumas técnicas capazes de nos auxiliar a identificar quando nos estão a mentir (ou a omitir a verdade).

1. Um mentiroso costuma ficar inquieto

Quem mente procura criar um distanciamento físico entre si e a pessoa para quem está a dizer uma inverdade. Mais comum ainda, é que essa pessoa passe a ficar inquieta, agitada, a mexer nas mãos, na gola da roupa, nos acessórios que esteja a usar (bonés, pulseiras, gravata), ou até mesmo a movimentar as partes do corpo de forma mais constante.
Tudo isso ocorre, segundo apontam os especialistas, porque o sistema límbico, também chamado de cérebro emocional, foi ativado a partir do momento em que uma mentira foi contada. Com uma grande quantidade de energia liberada, tentamos queimá-la ao movimentarmo-nos.

2. Mentirosos evitam contato visual durante a mentira

“Os olhos são a janela da alma”, já ouviram dizer? E são precisamente os olhos que desmascaram os mentirosos, afirmam especialistas em psicologia – que atuam com entrevistas e interrogatórios. O contacto visual é um ato que exige muita intimidade, já que nos deixa vulneráveis. Por isso, nada mais óbvio que interrompam o olhar ao querer contar uma mentira.
As pessoas que trabalham com polígrafos (equipamento utilizado para detetar possíveis mentiras) dizem que uma pessoa que mente mantém contato visual durante o diálogo e só o interrompe no momento de mentir. Claro que essa não é a única motivação para alguém não olhar nos olhos de outra pessoa, mas é um dos “sintomas”.

3. Respondem perguntas com perguntas

Quem está a contar uma mentira certamente vai tentar esquivar-se caso seja confrontado com algum detalhe da história. Um costume frequente nessas situações é evitar responder a perguntas que lhe sejam feitas de maneira objetiva, optando por devolver a pergunta com outra.

4. Não conseguem manter a história que contam

Quando uma história não é verdade, a pessoa que a contou terá maiores dificuldades em se recordar do “script”. Portanto é bem comum que os mentirosos modifiquem detalhes do relato inverídico cada vez que forem contá-lo.
Esse fator costuma levar a pessoa que mente a cair em contradição, às vezes até fazendo com que a história passe a não fazer o menor sentido. Por isso, estejamos atentos aos detalhes!

5. Colocam a responsabilidade dos seus atos em outras pessoas

Já viram, certamente, crianças acusadas de fazer algo errado rapidamente imputarem a culpa a outro/a amiguinho/a? Isso é, curiosamente, muito comum em famílias com muitos filhos. No meu caso, não tinha por onde fugir! A verdade é que quem mente tem o hábito de transferir a responsabilidade dos seus atos para outras pessoas. É um mecanismo de defesa muito comum, utilizado para que a pessoa se proteja de ter que lidar com as consequências dos seus atos. É muito recorrente entre pessoas que tenham cometido algum tipo de crime em grupo, por exemplo.

6. Ficam corados e transpiram

Estes são sintomas clássicos de respostas do corpo de um mentiroso: rosto rosado e a transpiração são detalhes a serem considerados. Em situações de stress, como ao contar uma mentira, tendemos a respirar de modo superficial, o que acaba por se refletir no nosso corpo. Os especialistas afirmam que esta é uma resposta do corpo ao medo ou aos problemas com a autoridade, o que pode ser um facilitador em compreender se o suposto mentiroso já chegou nervoso para a conversa. E quanto mais a pessoa precisar falar, mais vai ficar corada e suada. De forma resumida, fale menos e ouça/observe mais. Como dizem, o peixe morre pela boca.

Kika/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER