Canadá

Fracassa nova tentativa do NDP de acabar com a proibição do keffiyeh no Queen’s Park

Ontario Premier Doug Ford speaks to journalists at the Queen’s Park Legislature in Toronto. Allison Jones The Canadian Press.

A segunda tentativa dos Novos Democratas de aprovar uma moção de consentimento unânime para anular a proibição dos keffiyehs na legislatura de Ontário falhou na terça-feira, depois de vários deputados do Governo terem votado contra.

A moção, apresentada pela líder do NDP, Marit Stiles, apelava a que a Assembleia reconhecesse os keffiyehs como peças de vestuário culturalmente significativas e permitisse o seu uso no Queen’s Park.

Quando a moção foi lida em ata, ouviram-se alguns “nãos” das bancadas dos Conservadores Progressistas.

Na terça-feira, a deputada do PCP, Robin Martin, afirmou que não podia “em boa consciência” votar a favor da moção. Martin votou igualmente contra uma moção de consentimento unânime sobre a questão apresentada pelo NDP na semana passada.

Entretanto, a deputada do PCP, Lisa MacLeod, que não esteve presente na legislatura durante a votação da semana passada, mas que repetidamente assinalou nos seus canais oficiais nas redes sociais que apoiava a proibição, esteve presente na votação de terça-feira.

A proibição do keffiyeh na legislatura de Ontário mantém-se em vigor
Pouco depois do início do período de perguntas, a legislatura foi suspensa devido a manifestantes na galeria que gritavam “Palestina livre”. Vários deles vestiram keffiyehs antes de serem escoltados para fora pela segurança.

A controversa proibição dos keffiyehs foi instituída pelo Presidente da Câmara, Ted Arnott, no início deste mês.

Os keffiyehs são um lenço muito usado entre os árabes, mas têm um significado especial para o povo palestiniano. Têm sido vistos com frequência entre os manifestantes pró-palestinianos que apelam ao fim da violência em Gaza, à medida que o conflito com o Irão se intensifica. Traduzido com www.DeepL.com/Translator (versão gratuita)

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER