Ambiente

Morrer à fome

Terra Viva

uvas

 

A produção anual de alimentos no mundo é suficiente para alimentar uma vez e meia toda a população humana.

Morrem de fome diariamente cerca de 25 mil pessoas, das quais 10 mil são crianças. Anualmente são 9 milhões e 125 mil mortos por fome.

Produzimos mais do que suficiente para alimentar toda a população humana, então porque é que cerca de 900 milhões de pessoas passam fome?

E porque é que cerca de 1/3 da comida produzida é desperdiçada?

As políticas, as teimosias, os conflitos, as fronteiras, a ganância, a arrogância, a sede de poder, o desrespeito, a falta de empatia, a xenofobia e o racismo, extremismos religiosos e políticos, a produção descontrolada que visa apenas o lucro, estas são com certeza as principais razões para um mundo tão desigual.

Esgotamos os recursos da Terra para produzir massivamente, produzimos em excesso, e no fim atiramos 1/3 dos alimentos produzidos para o lixo.

Mais de 50 países têm fome severa, destacam-se o Chade, a República Centro-Africana, a República Democrática do Congo, Madagáscar, Burundi, Eritreia, Etiópia, Iémen e Somália, mas a lista é muito grande, grande demais.
A União Europeia desperdiça anualmente 88 milhões de toneladas de alimentos, num valor aproximado de 143 milhões de euros.

Portugal desperdiçou 1,89 milhões de toneladas de alimentos em 2020, segundo o Instituto Nacional de Estatística, ou seja cada português desperdiçou cerca de 183,6Kg de comida num ano.

O Canadá desperdiça cerca de 50 milhões de toneladas de comida anualmente.
Os E.U.A. desperdiçam cerca de 60 milhões de toneladas de comida anualmente.

Globalmente existe um desperdício alimentar de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos por ano, no valor de cerca de 940 mil milhões de dólares, aproveitando apenas 1/4 deste valor, esse seria suficiente para alimentar quase 900 milhões de pessoas.

Olhando a impactos ambientais, a comida produzida e não consumida é responsável por cerca de 10% da emissão de gases de efeito estufa. 1/3 do esforço produtivo alimentar global é desnecessário, ou seja, poderia reduzir-se em muito a deterioração de solos, reduzir o consumo de água, etc., etc…

Só alertando e despertando consciências poderemos alterar o desregrado comportamento da espécie humana, não se verão alterações a curto ou médio prazo, demorará provavelmente centenas de anos a reorientar a atual civilização, porém, se não começarmos de imediato, estaremos a desperdiçar tempo, a desperdiçar vida, a desperdiçar a Terra.

Paulo Gil Cardoso/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER