Temas de Capa

Pelos caminhos da incerteza

close-up-of-woman-preparing-donation-box-for-chari-2022-09-20-01-49-10-utc - milenio stadium

 

 

Bom dia,
Como estão?

Mais uma sexta-feira, já de um novo mês. O mês que nos vem trazer o sabor de um ar mais fresco e também muitas incertezas. Com a época natalícia à espreita, como vai ser? Recessão em iminência e muitos lares sem ter o que comer. Aliás, já muitas famílias só com acesso a uma refeição diária. Para onde vamos? O Milénio desta semana debruça-se sobre esse tema.

Os bancos alimentares de Toronto e da nossa província do Ontário há muitos anos não experimentavam tanta procura. Não conseguem lidar. É preocupante. Cerca de um milhão e meio de visitas no mês de março. É isso mesmo, leu bem. Muitas famílias com carências alimentares. Um aumento de 35% na procura de alimentos desde 2019. Uma crise sem precedentes. E pergunto-me eu – se não há dinheiro para comer, que seria o básico, como pode haver para outros bens? Que vai ser feito da nossa sociedade nos próximos meses? Com o frio à porta. Mais sem abrigo? É assim que os nossos governantes olham e cuidam da própria sociedade? Um dos países mais ricos do mundo. Vergonhoso não dar solução a este grave problema. Um país com tanto e que está a cuidar tão pouco. Cabe a cada um de nós dar uma “mãozinha”. Eu faço-o em várias frentes. Aliás, sempre fiz. Não é necessário muito. É importante e não descuidar do próximo faz bem a alma .

Estamos mesmo perante um desafio humanitário sem precedentes e certamente que a guerra entre duas frentes que eram responsáveis pela grande parte da distribuição de alimentos a nível mundial, Ucrânia e Rússia, não vem em nada ajudar. Muito pelo contrário, só vem criar ainda mais fome e incerteza.

Se o Canadá não arregaçar as mangas, e muito rapidamente, vamos ficar também na história como um país que deixa a sua população passar fome, enquanto ”esbanja“ dinheiro de ajudas a outros países também eles carenciados, descurando da própria casa.

É o que é e vai valer sempre o que vale. Fiquem bem e, se possível, ajudem o próximo. Já lá diz o ditado – “Hoje tu, amanhã eu”.

Até mais logo, às 6, no Roundtable.

Cristina Da Costa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER