Portugal

Quase 13 mil professores vão entrar nos quadros

João Costa - edicacao - milenio stadium
Lisboa, 24/02/2023 – João Costa, Ministro da Educação posa no estúdios da TSF. Professor catedrático de Linguística foi Secretário de Estado da Educação nos XXI e XXII Governos Constitucionais antes de se ter tornado ministro em março de 2022.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

 

O Governo tinha prometido a vinculação de 10 700 professores, em setembro, mas afinal o número será superior. Só a portaria que regula o lançamento do concurso de vinculação dinâmica, que vai ser publicada esta terça-feira, abre mais de 10 400 vagas, revelou ao JN o ministro da Educação. A esse número acrescem os 2401 lugares de quadro para os que vão vincular pela norma-travão.

O presidente da República, recorde-se, promulgou, na segunda-feira, o diploma de recrutamento de professores alegando que o fez apenas para não frustrar as expectativas de 8000 professores entrarem nos quadros pelo novo regime de vinculação dinâmica. Em declarações ao JN, João Costa explicou que o número de lugares que serão abertos é superior porque, entretanto, se aferiu que mais professores reúnem os requisitos para vincular – além dos três anos de serviço, estarem a contrato a 31 de dezembro e terem, pelo menos, 360 dias de serviço nos últimos dois anos.

Tal como a norma-travão, o número de lugares abertos para a vinculação dinâmica será definido por portaria anual. O ministro garante que a intenção é acompanhar os que preenchem os critérios.

“O processo de apuramento de vagas foi feito tendo em conta a aferição caso a caso dos professores que já têm as condições para vincular. Sendo que a vinculação é um direito, ninguém está obrigado a concorrer a estas vagas”, sublinhou.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER