Augusto Bandeira

Vai de férias? Descubra as maravilhas do Norte de Portugal

 

 

Caros leitores, como estamos no início de época de férias e, normalmente, há sempre uma dificuldade em programar os destinos (onde ir ou locais a visitar), eu deixo algumas sugestões para visitarem o Norte do país, local com muita qualidade gastronómica e muitos locais históricos para visitar. Deve-se sempre agendar o pouco tempo que temos para desfrutar de umas férias no nosso bonito país.

Sem desqualificar outras regiões, porque são todas de grande qualidade, é o bem que tem Portugal um país retangular, mas com uma qualidade invejável no que toca a destinos turísticos, há sempre uma certa dificuldade em tomar decisões para onde ir ou o que visitar. Devemos de nos sentir orgulhosos por termos um país com uma diversidade invejável e com uma qualidade que nos dificulta as decisões para onde ir, mas como todos nós temos sempre alguém para visitar não será fácil tomar decisões em deslocações para outras regiões.

Deixo-vos um convite para explorar uma região rica em história, cultura e beleza natural, com uma das melhores gastronomias, além de poderem visitar a cidade que sempre representa o nosso país no traje de qualidade, onde sobressai e se destaca em grande, o traje à vianesa.

Claro, e esta é a minha dica para todos, como disse sem desqualificar outras regiões, mas visitem o Norte, passar 15 dias de férias no Norte de Portugal é uma ótima ideia, aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo sua estadia.

Preocupe-se em aterrar na cidade do Porto e comece sua viagem por explorar a cidade. Visite a icónica Torre dos Clérigos, caminhe pela Ribeira à beira-rio e experimente o famoso Vinho do Porto, deve por força da natureza visitar uma das caves de vinho do Porto em Vila Nova de Gaia.

Depois vai um pouco para sul e pare em Aveiro, cidade conhecida como a Veneza de Portugal. Aveiro é famosa pelos seus canais e moliceiros coloridos, faça esse esforço e não deixe de provar os deliciosos ovos moles, um doce tradicional da região, só mesmo em Aveiro é que existem e é mesmo uma delícia para os amantes e apreciadores de doces.

Deve voltar novamente para Norte e obrigatoriamente fazer o Douro Valley. Faça um passeio de barco pelo Rio Douro e desfrute das deslumbrantes paisagens das vinhas em socalcos, das melhores e mais valiosas regiões do mundo em vinhos. Visite algumas quintas para degustar vinhos do Douro e aprender sobre o processo de produção, pode ver como o Vinho do Porto chega ao copo, ao mesmo tempo desfrutar da prova.

Depois suba até Guimarães, cidade conhecida como o Berço de Portugal. Guimarães é uma cidade histórica com um centro medieval bem preservado, visite o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança para uma viagem no tempo. É bom perceber como era a época nos tempos de reinado, mas sempre para Norte continua a subir e, aparece a cidade mais deslumbrante do Norte do país, a terceira cidade com destaque em Portugal – Braga. Explore a cidade de Braga, com suas igrejas barrocas impressionantes, como a Sé de Braga e o Santuário do Bom Jesus do Monte. Não se pode esquecer de experimentar o famoso prato local, o famoso fiel amigo Bacalhau à Braga.

Continue a subir no seu percurso e pare para ver o Parque Nacional da Peneda-Gerês, local para os amantes da natureza. O Parque Nacional da Peneda-Gerês oferece trilhas deslumbrantes, cascatas refrescantes e uma fauna e flora únicas, aproveite para fazer caminhadas e mergulhar nas piscinas naturais.

De seguida, vai chegar à cidade florida do Norte onde vai ficar deslumbrado com o encanto e a beleza da arquitetura, o ar que respira e a beleza natural, o encanto e o cheiro do mar – Viana do Castelo. Aproveite e visite, descubra as suas belas praias, como a Praia do Cabedelo, praia de Castelo do Neiva, e o Santuário de Santa Luzia, com vista panorâmica sobre a cidade e o mar. Deixe-se seduzir pela delicia da gastronomia diversificada, qualidade e quantidade, o bom fiel amigo, o bacalhau à Gil Eanes, o delicioso arroz de cabidela no restaurante Camelo, as boas mariscadas em diversos locais, o famoso peixe de águas frias e com elevado iodo, tais como o melhor polvo e robalo que pode encontrar nas terras de Castelo do Neiva, já com qualificação de excelência.
Se decidir, como aqui deixo a dica, que o faça, não deixe de experimentar a rica gastronomia do Norte de Portugal, além do que em cima deixei como dica, também devem experimentar pratos como o tradicional cozido à portuguesa, o famoso frango assado de Barcelos e os pastéis de nata as melhores Bolas de Berlim do Manel Natário, entre outras delícias.

Pode e deve visitar e explorar a arquitetura e a cultura do Norte de Portugal, que reflete séculos de história e influências. Visite museus, galerias de arte e participe nos eventos culturais locais para mergulhar na vida cultural da região.

Espero que estas dicas ajudem todos vocês a planear umas férias no Norte de Portugal, com uma qualidade merecida.
Bom fim de semana.

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER