Temas de Capa

The Better Way

 

 

Olá viva, bom dia, mais uma voltinha no carrocel da vida. Cá estamos. E ainda bem, será bom sinal, certo?
Esta semana em cima da mesa o sistema de transporte da nossa vergonha ou qualquer coisa do género. Vamos em conjunto conhecer o início deste sistema.

O Toronto Transit Commission, cuja abreviação oficial é TTC, é o órgão público encarregado de administrar o sistema de transporte público da cidade de Toronto, o terceiro mais movimentado da América do Norte, ficando apenas atrás dos sistemas de Nova York e da Cidade do México. O TTC transporta mais do que 2,3 milhões de passageiros por dia, 1,2 milhão através de autocarro, 246 mil através de streetcar e 900 mil através do metro. O TTC também fornece serviços para pessoas com deficiência física, através da Wheel Trans, que transporta aproximadamente 2,9 mil passageiros por dia. O streetcar da Toronto Transit Commission opera em várias ruas da cidade como, por exemplo, Dundas e College Streets.

Ainda assim os comboios do TTC foram (e ainda são) conhecidos como Red Rockets (Foguetes Vermelhos), e por isto, o uso da expressão Ride the Rocket (Viaje no Foguete) é muito comum por parte do TTC, uso de prática comum, como slogan, para atrair passageiros para todo o seu sistema.

Os TTC também promovem o sistema de transporte público da cidade através do slogan The Better Way (O Melhor Caminho).

No entanto, estes slogans não salvam o TTC, que, como brincadeira, também é conhecido como Toronto Toilet Comission.

E qual a sua atual situação financeira?

O TTC obtém aproximadamente 81% dos fundos necessários para a operação e manutenção adequada do sistema por si própria, através das tarifas cobradas aos passageiros. O restante é proveniente de verbas cedidas pelo governo da província de Ontário e pela camara municipal (City Hall) de Toronto. Embora a percentagem obtida pelo TTC através de si própria ser a maior entre operadoras de transporte público em grandes cidades da América do Norte.

Contudo e a nível financeiro, a situação dos TTC, tem vindo a degradar-se nos últimos anos, uma vez que o restante das verbas necessárias constantemente é fornecido em quantidade insuficiente, acarretando cortes em serviços, aumentos nos preços da tarifa e várias greves por parte dos trabalhadores.

Embora o TTC tenha passado a dar crescente importância à publicidade, nos comboios e estações de metro, em estações de streetcar e autocarros, não tem sido o suficiente para acomodar os prejuízos, cada vez mais inerentes a este serviço.

Não sei precisar bem o que realmente sentem os passageiros que utilizam este meio de transporte. Alegam falta de segurança e tarifas mais caras. Há mais de 30 anos que não os utilizo e não me deixaram grande saudade. Confesso. Acho que, se por um lado são indispensáveis, por outro não seria má ideia que algo ou alguém realmente pegasse neste sistema e o tornasse tão lucrativo quão tão indispensável.

Fiquem bem e até já,

Cristina DaCosta/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER