Temas de Capa

Plano Federal Mais dinheiro, mais inovação, mais casas

 

Um dos maiores pilares do orçamento federal de 2024 são os compromissos que assume em matéria de habitação. Antes de publicar o orçamento, o governo apresentou aquilo a que chama o Plano de Habitação do Canadá, onde promete “desbloquear” cerca de 3,9 milhões de casas até 2031. O governo afirma que acredita que pode contribuir para mais de metade delas.

Planeia fazê-lo através de:

  • Conversão de escritórios federais subutilizados em casas: O orçamento promete 1,1 mil milhões de dólares ao longo de dez anos para transformar 50% da carteira de escritórios federais em habitação.
  • Construção de casas nas propriedades do Canada Post: O governo afirma que as mais de 1.700 agências dos Correios do Canadá em todo o país podem ser utilizadas para construir novas casas, mantendo os serviços postais. O governo federal diz que está a avaliar o potencial de desenvolvimento de seis propriedades dos Correios do Canadá no Quebeque, em Alberta e na Colúmbia Britânica “como ponto de partida”.
  • Repensar as propriedades da Defesa Nacional: O governo promete analisar a possibilidade de reabilitar propriedades e edifícios em terras da Defesa Nacional para uso militar e civil.
  • Construção de apartamentos: Ottawa está a prometer um complemento de $15 mil milhões para o Programa de Empréstimo para a Construção de Apartamentos, que diz que irá construir 30.000 novas casas em todo o Canadá.

Para além disto o governo considera essencial mudar a forma como as casas são construídas, nomeadamente:
construir casas de forma mais inteligente, mais rápida e a preços que os canadianos possam pagar.
investir em ideias e tecnologias como:

  • fábricas de casas pré-fabricadas,
  • produção em massa de madeira
  • painéis,
  • impressão 3D
  • catálogos de projetos de casas pré-aprovados.

Para estimular o desenvolvimento de tecnologias de habitação inovadoras, o Orçamento 2024 propõe 50 milhões de dólares ao longo de dois anos, com início em 2024-25, para o Next Generation Manufacturing Canada (NGen) – um dos Clusters de Inovação Global do Canadá – para lançar um novo Fundo de Tecnologia e Inovação para a Construção de Casas. O NGen procurará mobilizar mais 150 milhões de dólares do setor privado e de outros níveis de governo, para apoiar um investimento de 200 milhões de dólares em inovação no setor da habitação no Canadá. Os primeiros projetos deverão ser anunciados este verão.

Para ampliar soluções habitacionais mais inovadoras. O orçamento 2024 propõe $ 50 milhões ao longo de dois anos, começando em 2024-25, em uma base monetária, por meio das Agências de Desenvolvimento Regional do Canadá para apoiar soluções habitacionais inovadoras locais em todo o país.

Esta iniciativa baseia-se no sucesso de dezenas de projetos inovadores já financiados e em curso em comunidades de todo o país. Quaisquer novos projetos inovadores de habitação financiados pelas Agências de Desenvolvimento Regional e pela NGen serão integrados no trabalho da Canada Mortgage and Housing Corporation sobre o Catálogo de Projetos de Habitação.

Para ajudar a simplificar a forma como o Canadá constrói casas, o Orçamento 2024 anuncia que o Conselho Nacional de Investigação lançará consultas com as províncias, os territórios, a indústria e os peritos em segurança contra incêndios para abordar as barreiras regulamentares, incluindo os projetos de acesso por blocos de pontos e de saída única, e simplificar o processo de inspeção.

Além disso, o Conselho Nacional de Investigação identificará formas de reduzir a duplicação entre as inspeções de fábrica de componentes de casas modulares e as inspeções de construção no local, e apoiará os esforços para abordar as barreiras regulamentares para ajudar a aumentar a habitação construída em fábrica em todo o país.
O Orçamento para 2024 também anuncia que o Programa de Empréstimos para a Construção de Apartamentos destinará pelo menos 500 milhões de dólares a construtores de casas que utilizem técnicas de construção inovadoras, como a habitação modular, para novos projetos de arrendamento.

O governo anunciou que, nos próximos meses irá colaborar com os setores da habitação, da construção e dos materiais de construção, bem como com os sindicatos, especialistas em habitação indígena e outras partes interessadas relevantes, para desenvolver em conjunto uma estratégia industrial canadiana para a construção, explorando todos os fatores essenciais para a construção de casas no Canadá, incluindo as matérias-primas e os materiais manufaturados, as cadeias de abastecimento e as técnicas de construção.

O objetivo final será construir casas de forma mais inteligente, mais rápida e a preços que os canadianos possam pagar.

MB/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER