Temas de Capa

10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Faleceu no dia 10 de junho de 1580, tornou-se na pessoa mais importante na história portuguesa tendo sido o autor d’Os Lusíadas, a maior obra épica de Portugal.

D. Luís I declarou dia de festa nacional a 10 de junho de 1880, para comemorar os 300 anos da morte de Luís de Camões, falecido a 10 de junho de 1580. Desde essa data sempre se celebrou algo em memória do autor de uma das mais importantes obras, mas só a partir de 1978 o 10 de Junho passou a ser designado como Dia de Portugal, já se celebrava, mas passou a ser uma celebração a nível nacional. Nunca ficou esquecido o dia 10 de junho e não vai ser este ano que nós portugueses nos vamos esquecer, sempre se fez algo e fora do país as comunidades trabalharam e as festividades foram crescendo de ano para ano, com grandes espetáculos, desfiles, etc.  Não podemos deixar que a pandemia nos proíba de celebrar o dia, há sempre uma forma. Como em todo mundo cá não foge à regra e mais uma vez somos obrigados a celebrar o Dia de Portugal sem público, mas espero que se faça algo, não precisa de ser grandes espetáculos, mas repetir de forma simples o que se fez o ano passado, as cerimónias mais importantes são possíveis de se celebrar, somos um país pequeno com grandes tradições  e uma história invejável, por isso ajudem e vamos celebrar o Dia de Portugal.

Por terras canadianas não vamos gozar o feriado nacional, mas ao final da tarde todos podem visitar os espaços que representam a comunidade, nesses mesmos espaços haverá pequenas cerimónias em homenagem a Luís de Camões. Nunca podemos esquecer o Dia de Portugal e, depois de tudo o que a comunidade tem feito nos últimos anos, um trabalho qualitativo que nos deu uma identidade onde todos os portugueses se podem orgulhar em serem portugueses, hoje toda a comunidade pode dizer estamos presentes, somos portugueses.

Temos excelentes artistas com muita qualidade para nos encher os corações de saudades do nosso país, grandes fadistas, artistas de música ligeira, folclore que representa todas as regiões do país, porque não usufruir do que por cá de tão bom existe? Não será possível este ano, mas no próximo com fé será possível organizar em grande e com excelentes espetáculos com prata da casa. Este ano haverá outras formas de podermos celebrar e ninguém se vai chatear, isto sim vai ser um empurrão para uma forte união entre todos nas celebrações do Dia de Portugal. Por falar em união e saudades não podia terminar sem desafiar todos em geral – no dia 10 de Junho coloquem uma bandeira portuguesa nas vossas casas. E deixo-vos com parte de um dos poemas de Luís de Camões que faz sentido por tudo o que todos estamos a passar, estas mudanças que todos temos que aceitar e nos habituar para o futuro, porque em frente é que é caminho. Embora muitos não aceitem as mudanças, mas vão ser muito importantes para a continuidade, com qualidade.

10 de junho, Dia de Portugal-toronto-mileniostadium
Monumento no Camões Square, em Toronto. Crédito: Revista Amar

Assim disse Camões:

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,

Muda-se o ser, muda-se a confiança;

Todo o mundo é composto de mudança,

Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,

Diferentes em tudo da esperança;

Do mal ficam as mágoas na lembrança,

E do bem, se algum houve, as saudades.

*Luís de Camões

Feliz Dia de Portugal para todos,

VIVA PORTUGAL

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER