Orgulho em falar português
A cerimónia de entrega de Certificados de Proficiência da Língua Portuguesa teve lugar na Casa do Alentejo. Este é um evento que tem como objetivo atestar o empenho dos alunos e respetivos pais, familiares e também dos professores que trabalham no Camões I.P. – um instituto que tem por missão manter viva a língua portuguesa em todo o mundo.
“É sempre uma grande satisfação premiar o desempenho dos alunos ao nível da proficiência em língua portuguesa – foi isso que fizemos e estamos muito contentes com isso. É um ganho para as crianças, para os pais, para os professores e para a comunidade!”, afirmou o Dr. José Pedro, responsável pelo Ensino de Português no Canadá.
Desengane-se quem pensa que estes certificados são meros “papéis”. O Dr. José Pedro explicou-nos o valor que estes têm para cada um dos jovens que os receberam: “É um certificado, em primeiro lugar, reconhecido pelo Ministério da Educação de Portugal. É um diploma que confere ao aluno a possibilidade de atestar, perante uma entidade pública, privada, uma escola ou uma empresa, o seu conhecimento ao nível da língua portuguesa. E isso, obviamente, é um bem a nível profissional e pessoal que os alunos têm”.
Pela primeira vez em Toronto, o professor João Neves também participou nesta cerimónia e sublinhou a importância de estimular estes jovens para que continuem com o processo de aquisição de competências em língua portuguesa. Sendo o Instituto Camões uma entidade absolutamente fundamental para que continue a haver essa ligação às raízes, o professor explicou-nos a estratégia da instituição para o futuro.
“Em primeiro lugar fomentar aquilo que é a internacionalização da língua portuguesa, provando que a língua não é apenas uma língua de comunicação – é de ciência, de comércio, de saber, de política, de diplomacia. É uma língua que hoje em dia está presente naquilo que são as atividades mais fundamentais da vida. Em segundo lugar, percebemos também que há uma dimensão da língua, que é a língua de herança, que é fundamental na preservação destas comunidades que nós temos espalhadas pelo mundo e que são portugueses. O Camões está, neste momento, a atingir os 80 países nos quais tem uma presença efetiva apoiando os programas de promoção da língua portuguesa. No que diz respeito à integração curricular da língua portuguesa estamos muito próximos de chegar aos 30 países”, confidenciou.
A Caixa Geral de Depósitos também se associa, há pelo menos quatro anos, a este momento da celebração da língua portuguesa.
“Atribuímos um pequeno prémio em dinheiro ao aluno que tem a melhor nota em cada um dos núcleos de certificação. Para todos os restantes alunos atribuímos uns pequenos miminhos, que servem para terem presente que existe um banco que é português e que os poderá acompanhar no futuro numa vida mais profissional e mais ativa”, afirmou a Drª Marisol Ribeiro, em representação da CGD.
Para além de assuntos consulares que são do interesse dos cidadãos portugueses, Rui Gomes explicou ao nosso jornal que o Consulado tem também como função incentivar e apoiar o ensino da língua portuguesa que considera ser uma mais-valia a vários níveis.
“Gostaria de salientar que a data de realização desta cerimónia foi escolhida devido à proximidade do dia cinco de maio – o dia em que todos os países membros da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa celebram a língua e a cultura. O enquadramento deste evento teve por objetivo, também, recordar que o esforço de aprendizagem da língua portuguesa não é feito apenas pelos cidadãos de nacionalidade portuguesa – é um efeito conjunto. A nossa língua é a quarta mais falada em todo o mundo e nós pensámos que não haveria melhor forma do que prestar um tributo à língua portuguesa do que, precisamente, colocar como protagonistas todos estes alunos que hoje receberam os seus certificados e que estão a contribuir para que a língua portuguesa seja mais falada no mundo inteiro”.
Graças a alunos, pais, familiares e instituições como estas podemos ter a certeza que a língua de Camões continuará a conquistar o mundo inteiro!
Inês Barbosa
Redes Sociais - Comentários