Comunidade

No Núcleo de Leitura, três autores em foco, a Poesia e o 25 de Abril

 

 

O primeiro trimestre deste ano do Núcleo de Leitura foi recheado de temas e autores.

Para bem iniciar o ano, escolhemos o autor clássico, José Maria Ferreira de Castro, (Oliveira de Azeméis, 1898 – Porto, 1974). Foi uma maravilhosa descoberta para quem nunca o tinha lido e de novo apreciado por quem o releu. A sua vasta obra inclui A SELVA (a obra prima do autor), A LÃ E A NEVE, TERRA FRIA, e OS EMIGRANTES. Os seus livros disponíveis nas bibliotecas públicas de Toronto (TPL) são “Reference Only”. No entanto, a biblioteca da Casa do Alentejo dispõe de alguns livros deste escritor, de quem raramente ouvimos falar, mas cuja obra vale a pena conhecer.

Na reunião de fevereiro tivemos a presença do escritor Paulo da Costa, residente em Calgary. Nascido em Angola e criado em Portugal, é também editor e tradutor e vive no Canadá desde os 20 anos de idade. A sua poesia, textos de ficção e não-ficção foram amplamente publicados em revistas literárias em vários países e traduzidas para cinco idiomas. É detentor de vários prémios literários.

A sua obra conta também com a tradução de um livro de poesia de Nuno Júdice (falecido a 17 de março passado) intitulado NUNO JÚDICE, THE CARTOGRAPHY OF BEING, disponível na Amazon. TRUST THE BLUER SKIES, o seu 7° livro, foi apresentado em Toronto na livraria Queen Books, nas Universidades de Toronto e de York aos estudantes nos cursos de português, pelo que aproveitámos ser ele o autor do mês. O seu novo livro, foi posto à venda nas livrarias canadianas no início de março. Além das várias recensões positivas, atingiu, durante a semana que finalizou a 14 de março, o 1° lugar na Calgary’s Bestselling Books. Em março, o enfoque do nosso encontro foi a Poesia, assinalando assim a criação pela UNESCO, em 1999, de 21 de março como o Dia Mundial da Poesia. Para além de homenagearmos os poetas centenários, o leque de escolhas dos membros participantes passou pela poesia musicada; a poesia dos consagrados poetas Miguel Torga, António Gedeão e Florbela Espanca; dos contemporâneos Elisabete Bárbara e Felisbela Teixeira, e ainda de poemas de autores da comunidade de Toronto e Montreal e até de antepassados de um dos membros.

 

 

O Núcleo de Leitura apoia também lançamentos de publicações em edição de autor na nossa comunidade. O mais recente, a 16 de março, foi o de DOIS PARQUES, DUAS VIDAS. MEMÓRIAS DE UM LUSO-CANADIANO, a autobiografia de Abílio de Jesus, também publicada em inglês. Tendo partilhado a sua vida entre Portugal continental e Toronto, vale a pena ler por ser muito representativa da imigração masculina para o Canadá em anos passados.

Os temas e autores para o próximo trimestre serão: “O 25 de Abril na Literatura”; em maio, o autor cabo-verdiano Germano Almeida, vencedor do Prémio Camões 2018, e cujos livros se podem levantar gratuitamente na TPL. Em junho, teremos Esmeralda Cabral, de Vancouver, que virá promover o seu livro HOW TO CLEAN A FISH AND OTHER ADVENTURES IN PORTUGAL, lançado em maio de 2023 e à venda nas livrarias canadianas.
Junte-se ao nosso Núcleo e desenvolva o gosto pela leitura em português aproveitando também o convívio com pessoas que partilham do mesmo interesse.

Ilda Januário/Carmen Carvalho

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER