BlogLifestyle

Português Bordalo II cria puma com 19,5 metros de altura no Texas

PORTUGAL-UN-ENVIRONMENT-OCEAN
Pedestrians walk past a sculpture created by Portuguese artist Artur Bordalo aka Bordalo II in Lisbon, on June 30, 2022, as part of the UN Ocean Conference. – A major UN conference on how to restore the faltering health of global oceans kicked off in Lisbon on June 27, 2022 with a flurry of promises to expand marine protected areas, ban deep-sea mining, and combat illegal fishing. (Photo by Ludovic MARIN / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE – MANDATORY MENTION OF THE ARTIST UPON PUBLICATION – TO ILLUSTRATE THE EVENT AS SPECIFIED IN THE CAPTION

 

O artista português Bordalo II criou recentemente uma instalação com 19,5 metros de altura na parede de um edifício na baixa de El Paso, no estado norte-americano do Texas.

Imagens da peça “Plastic Mountain Lion” (“Puma de plástico”, em tradução livre), que o artista construiu com recurso a lixo e desperdícios, foram partilhadas na página oficial de Bordalo II na rede social Instagram.

A obra pertence à série “Big Trash Animals” (“Grandes Animais de Lixo”), composta por retratos de animais, que, como explicou o artista à Lusa em novembro de 2018, é uma “forma de fazer retratos da natureza, uma composição das vítimas com aquilo que as destrói”.

O artista, que esteve em El Paso a convite da organização sem fins lucrativos Green Hope Project, decidiu retratar naquela cidade uma espécie em perigo, originária do Deserto de Chihuahua, no Texas.

O jornal local El Paso Times relata que Bordalo II e a sua equipa trabalharam 12 horas diárias, durante o fim de semana, a cortar pedaços de plástico usado, a pintá-los e a aparafusá-los.

Artur Bordalo (Bordalo II – o primeiro era o avô, o artista plástico Real Bordalo), nascido em Lisboa, em 1987, começou pelo ‘graffiti’, que o preparou para o trabalho pelo qual se tornou conhecido: esculturas feitas com recurso a lixo e desperdícios.

Nos últimos anos, Bordalo II tem ‘espalhado’ animais um pouco por todo o mundo.

Em Portugal, é possível ver-se animais criados por Bordalo II em cidades como Lisboa, Estarreja, Loures, Vila Nova de Gaia, Faro, Coimbra, Águeda e Covilhã.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER