Saúde & Bem-estar

Sorriso amarelo

istockphoto-1281451185-612x612

 

Não há dúvidas de que o sorriso é uma das primeiras características que notamos nas pessoas com quem nos cruzamos. Para além de ser fundamental para a nossa saúde, um sorriso bonito aumenta a autoestima e é capaz até de potenciar e melhorar as nossas relações pessoas e profissionais – afinal, rir é contagiante! Ainda assim, consegui-lo nem sempre é fácil! Ainda que uma correta rotina de higienização ou um branqueamento dentário possam ajudar a resolver a questão, existem várias agressões externas que tornam a tarefa de ter dentes brancos mais difícil.

Conheçam o top 5 dos alimentos capazes de manchar os dentes e para os quais se aconselha um consumo moderado – sim, porque sabemos que nem sempre é possível deixar simplesmente de comer alguns deles. Ainda assim, podem (e devem) bochechar com água após o consumo destes alimentos.

Café

E aqui nem podemos usar a velha máxima “perdoo-te o mal que me fazes pelo bem que me sabes”! É que o café é mesmo o inimigo número um dos dentes brancos… A sua forte pigmentação torna-o num dos alimentos que mais mancha os dentes. Ao transferir a coloração para a dentina, também promove o escurecimento gradual ao longo dos anos.

Ketchup

Parece que vão ter que arranjar outro acompanhamento para as batatas fritas… Este molho é ácido, muito pigmentado e tem uma enorme capacidade em agarrar-se aos dentes. Por isso, algo que pode ajudar a minimizar os estragos é comer primeiro alguns vegetais que ajudem a criar um género de película protetora.

Vinagre balsâmico

Apesar de ser ótimo para a nossa saúde é também, por outro lado, um verdadeiro pesadelo para os dentes. A sua cor, naturalmente mais escura, pode contribuir para o escurecimento dos nossos dentes caso não seja removido de forma rápida – quer seja pela ingestão de outros medicamentos, que por uma boa higienização!

Beterraba

É uma cor lindíssima, sem qualquer dúvida. Mas provavelmente já repararam como ficam as vossas mãos, a bancada da cozinha e até, por vezes, a roupa que quando um pouco do sumo da beterraba entra em contacto com as mesmas. Portanto é só preciso imaginar o que pode acontecer com os dentes! A forte pigmentação deste alimento pode efetivamente causar manchas nos dentes: sobretudo se tiverem pôr hábito beber sumo ou batidos com este ingrediente!

Vinho

O médico até pode dizer que um copinho de vinho por dia só lhe faz bem… mas se perguntar ao dentista ele provavelmente não dirá o mesmo! O consumo de vinho está associado a um maior escurecimento dos dentes, já que a sua acidez permite a adesão dos pigmentos naturais da bebida com maior facilidade. Mas calma: há solução! Basta que vão alternando copos de vinho com um pouco de água, de forma a que os pigmentos não fiquem demasiado tempo em contacto com a superfície dentária.

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER