Mundo

Espanhóis já não estão tão preocupados com a independência da Catalunha

No dia em que arranca a campanha eleitoral na região autónoma, é conhecida uma sondagem que indica que a possível independência catalã passou de segunda para quarta preocupação entre a população espanhola.

A preocupação dos espanhóis em relação à independência da Catalunha diminuiu ligeiramente após a aplicação do artigo 155 da Constituição e da convocação de eleições regionais para 21 de dezembro.

A conclusão é de um barómetro do Centro de Investigações Sociológicas (CIS), em Madrid, relativo a novembro e realizado entre 1 e 15 de outubro. No dia em que arranca a campanha eleitoral na região autónoma, vem a público esta sondagem que mostra que a independência catalã deixou de ser a segunda preocupação do espanhol e já ocupa o quarto lugar, depois do desemprego, da corrupção e dos partidos políticos.

As eleições do próximo dia 21 de dezembro foram convocadas pelo chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, em 27 de outubro passado, no mesmo dia em que decidiu dissolver o parlamento da Catalunha e destituir o executivo regional presidido por Carles Puigdemont.

Apesar de os catalães estarem prestes a voltar às urnas, na análise do CIS, o desemprego é visto como um dos três principais problemas para a maioria (65,1%) dos inquridos, seguindo-se a corrupção (31,5%), os políticos (27%). A independência da Catalunha está agora em quarto lugar com 24,6%, quando em outubro ocupou o segundo lugar das inquietações de Espanha, com 29%, segundo noticiou a EFE.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER