Saúde & Bem-estar

Frigorífico arrumado

 

frigorifico arrumado - milenio stadium

 

É daqueles que apenas quer enfiar tudo para o frigorífico quando vem das compras, não se preocupando onde coloca cada tipo de produto? Então páre imediatamente! É verdade que muitas vezes temos que fazer um verdadeiro puzzle com os alimentos a colocar neste eletrodoméstico, de forma a conseguirmos “encaixar” tudo…

Mas é muito importante garantir que, por exemplo, as carnes fiquem na zona mais fria para que se mantenham em boas condições. Hoje preparei um verdadeiro guia de arrumação de frigorífico para si! Espero que lhe seja útil!

PRIMEIROS CUIDADOS
Antes de mais é importante saber que a temperatura do frigorífico deve ser de 6ºC e do congelador -17ºC, já que são as temperaturas baixas que vão prevenir o aparecimento de microorganismos e bactérias que estragam a comida e que, consequentemente, nos podem deixar doentes. Mas há mais cuidados a ter: para a temperatura se manter baixa o ar precisa de circular, e isso não irá acontecer se o frigorífico estiver muito cheio.

 

 

 

PRATELEIRA SULATICINIOS - Milenio StadiumERIOR
Laticínios (manteiga, iogurtes, queijos). É aqui que se encontram as temperaturas mais estáveis do frigorífico, e é por isso que devem ser aqui colocados este tipo de alimentos.

 

 

image-asset - Milenio Stadium

ZONA INTERMÉDIA
Restos de comida, fiambre e outros produtos de charcutaria. Nesta zona pode e deve colocar alimentos/refeições já cozinhados/as, já que aqui a temperatura está entre os 5º e os 7º, armazenando alimentos até cinco dias.

 

 

Screen Shot 2022-07-27 at 11.12.43 AM - Milenio Stadium

POR CIMA DA GAVETA
Carne, peixe e marisco crus, ovos. Esta é a zona mais fria do frigorífico e aquela onde devem estar os alimentos que se estragam mais facilmente e que podem contaminar os outros (por exemplo, se quiserem descongelar carne devem colocá-la nesta prateleira, ainda embalada e em cima de um prato ou de um recipiente).

 

 

22-07-25 15-45-24 8686 - Milenio Stadium

NA GAVETA
Fruta e legumes frescos. As frutas e legumes devem ser colocados na gaveta (sempre previamente lavados e secos), já que esta zona do frigorífico é húmida e dessa forma permite que permaneçam frescos. Mas devem estar separados: isto porque algumas frutas, como peras, maçãs, ameixas e pêssegos, produzem etileno, uma substância auxilia no processo de amadurecimento – ora se essa substância entrar em contacto com os vegetais, vai fazê-los apodrecer mais rápido.

 

 

enhanced-buzz-23381-1371399391-26 - Milenio Stadium

NA PORTA
Sumos, condimentos, molhos (ketchup, mostarda, etc.), compotas, polpa de tomate, água, pickles. A zona mais quente e mais sujeita a alterações de temperatura, já que por norma está constantemente a ser aberta e fechada. Por isso mesmo deve evitar colocar aqui ovos e laticínios, já que se estragam facilmente.

 

 

dcdaf93e95144229956206f6b67b3a79 - Milenio Stadium

CONGELADOR
O ideal será dedicar cada gaveta ou prateleira a um tipo de produto específico: por exemplo, uma gaveta para a carne, outra para o peixe e outra para legumes. É importante colocar a data de congelação em cada um dos produtos, para que possa consumir os mais antigos primeiro.

O QUE NÃO GUARDAR
Pães e bolos: para além de acumularem odores de outros alimentos presentes no frigorífico, a humidade vai acabar por modificar a sua textura e fazer com que se estraguem mais rapidamente. Se necessitar, pode congelar o pão durante três meses.
Mel: deve ser mantido num local fresco e seco, como na despensa ou num armário, com o frasco bem fechado.
Queijo e enchidos curados: o frio vai fazer com que este queijo fique seco e rache, alterando, portanto, as suas características e o seu sabor. No caso dos enchidos, caso o produto já esteja aberto, deve cobrir a parte exposta com um pouco de película aderente.
Tomate: pode ser uma surpresa para muitos, mas de facto o tomate, se guardado no frigorífico, vai acabar por perder o cheiro e tornar-se “farinhento”. Deve ser mantido à temperatura ambiente.

QUANTO TEMPO?
Se tem dúvidas sobre quanto tempo deve guardar algo no frigorífico, fique sabendo que isso vai sempre depender do tipo de produto. Alguns exemplos:
Carne picada e maionese caseira: 24 horas (máximo)
Carne, peixe e marisco, cozinhados ou crus: 1 a 3 dias
Fiambre e charcutaria: 4 a 5 dias
Fruta e legumes cozinhados: 2 a 3 dias
Fruta fresca: 3 a 20 dias
Legumes frescos: 3 a 60 dias
Leite aberto: 3 dias
Natas, iogurtes, leite, queijo e manteiga: conforme prazo indicado na embalagem
Ovos: 20 a 28 dias
Produtos de pastelaria: 2 a 3 dias
Refeições preparadas: 1 a 2 dias

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER