Temas de Capa

Democracia ao que vens?

 

Vote sign in young woman's hands. Voting or making choice concept.
Vote sign in young woman’s hands The concept of voting, making choices. Presidential and parliamentary elections. Calling for voting, democracy.

 

Olá, muito bom dia e uma excelente sexta-feira para si.

Cá estamos. Fevereiro já lá vai, arrastou-se por mais um dia este ano, mas março entra assim com a sua fúria. “Março, Marçagão, Manhãs de inverno e tardes de verão “. Bem aqui é só inverno, mas pelo menos o velho ditado anima.

Por Portugal a 10 deste mês realizam-se eleições. Vamos eleger um governante máximo, sim porque o primeiro-ministro tem mais voz na Assembleia da República do que o próprio Presidente do Estado. Com a demissão (não esperada, mas óbvia) de António Costa, andam às turras os demais candidatos. PS, PSD, o Chega, partido Comunista e são tantos que nem lembra a ninguém.
E que mudanças espera Portugal?

Em altura de campanha é tudo tão menos “descolorido”. Promessas. Faz-me recordar uma canção da saudosa atriz e cantora francesa (nascida no Cairo, Egipto), Dalida. Um tema muito famoso – Paroles, Paroles. Pois… Campanhas eleitorais que não passam mesmo disso.

Os candidatos do círculo fora da Europa a representarem Portugal aqui no Canadá. Que nos propõem? Com alguns nomes de respeito na lista vamos pelo menos dar-lhes o nosso voto de confiança porque também é o mínimo que pudemos fazer. Mas não me vou adiantar muito com os Nunos, Santos Silvas, com os Luises Montenegros, nem os Venturas, do nosso país. Que vença o que conseguir convencer melhor um povo já tao massacrado e desprovido de acreditar. A ver vamos, como dizia o cego.

Entretanto, andei aqui a pesquisar um pouco sobre o significado de democracia. Palavra sábia. E que, neste momento, no nosso mundo e só mesmo isso. Uma Palavra Sábia.

É o que é e vai valer sempre o que vale. Sabe onde e como se originou a Democracia?
Boa parte da cultura como conhecemos hoje tem origem no mundo antigo. Mais precisamente, na Grécia e em Roma. E com a democracia não é diferente.

A democracia surgiu na Grécia. Foi na cidade-estado de Atenas que esse modelo tomou forma. A ideia era criar um governo popular e, não por acaso, “demos” significa povo e “kratos” significa governo.

Outra curiosidade é que em Atenas havia a chamada Ekklesia, que significa Assembleia. Nela, as pessoas reuniam-se para ali ditar o rumo da cidade-estado através de deliberações.

Em comparação com a monarquia, por exemplo, a democracia dá poder ao povo. A outra, dá poder ao monarca. Entendendo a origem do que é democracia, precisamos analisar o conceito à luz da nossa época. Assim sendo – O que é a democracia moderna, perguntamos nós?

A democracia de seu berço em Atenas, tem uma importância significativa na história da humanidade. Contudo e considerando a realidade atual, temos situações bem diferentes. Até porque hoje precisamos considerar uma série de situações que fazem parte do nosso quotidiano e que não eram tão comuns no passado.
Na época de Atenas antiga, o direito de participação alargava-se apenas aos chamados cidadãos, sendo poucas pessoas selecionadas para isso.

Já a base para a democracia que conhecemos hoje é a representação. Diferente do que ocorria com a democracia ateniense, não é somente uma parte pequena da população que tem direito ao voto. É toda a população a partir de 18 anos. E isso permite que a vontade da maioria se manifeste por meio de representantes.
A realidade é que não são todas as pessoas que, no dia a dia, tomam as decisões para a sociedade. Quem faz isso são os representantes do povo, democraticamente eleitos para atuar no poder executivo e no legislativo. Além deles, existe também o poder judiciário que, em resumo, atua para garantir os direitos dos cidadãos.
E havia muito mais a acrescentar, mas, tendo em conta que é Portugal e porque nem sempre foi um país democrático, vamos acender uma vela e esperar sentados nos degraus da igreja que o próximo primeiro-ministro eleito tenha, pelo menos, alguma vontade e verdade para iluminar a esperança nacional, que uma coisa é certa se vai apagando cada vez mais.

Mais não digo. Fiquem bem e até já,
Ah não se esqueçam de sintonizar a Camões Rádio e assistam e participem em mais um Roundtable nas lides de Manuel DaCosta.

Cristina DaCosta/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER