Surto no IPO de Lisboa com 20 casos de covid-19
A diretora-geral da Saúde confirmou, esta quarta-feira, a existência de casos positivos de covid-19 em profissionais de saúde e doentes do IPO de Lisboa.
Na conferência de imprensa diária sobre a pandemia, Graça Freitas revelou que foram “identificados casos [de covid-19] em dois profissionais de saúde, assintomáticos” no IPO de Lisboa e, “na sequência desta testagem, procuraram-se outros” casos, tendo sido registados doentes positivos e mais profissionais de saúde positivos.

Pouco depois, em comunicado, o IPO confirmou que oito profissionais (três médicos, três enfermeiros e dois assistentes operacionais) e 12 doentes internados no Serviço de Hematologia no IPO de Lisboa foram diagnosticados com covid-19.
“Os doentes com infeção foram transferidos para outras unidades do Serviço Nacional de Saúde, encontrando-se em situação clínica estável”, acrescenta o IPO.
“Quero deixar aqui uma palavra de grande tranquilidade. O IPO já fez mais de seis mil testes a profissionais de saúde, doentes e prestadores de serviços externos”, precisou Graça Freitas na conferência de imprensa.
Até esta quarta-feira, o IPO informa que foram testados 2700 doentes e mais de 1500 prestadores, incluindo prestadores externos.
Redes Sociais - Comentários