Saúde & Bem-estar

Diabetes descompensada 5 sinais de alerta

 

A diabetes é uma doença crónica caraterizada pelo aumento da glicemia (açúcar no sangue), graças à produção insuficiente de insulina (comum na diabetes tipo 1) ou devido à resistência a essa substância (mais comum na diabetes tipo 2). A insulina é importante para o controle da glicose no sangue e seu mau funcionamento pode levar à hiperglicemia.

Quando a doença não é diagnosticada e o tratamento não é feito corretamente, a glicemia fica elevada por muito tempo, prejudicando a longo prazo o funcionamento de vários órgãos como os olhos, rins, nervos, coração e vasos sanguíneos. Tudo isto leva, naturalmente a um agravamento da saúde e consequente redução de qualidade de vida.

Ora, quando a diabetes descompensa ou fica descontrolada é sinal que os valores de glicemia permanecem elevados por um longo período. O paciente pode até não saber que tem a doença, mas quando menos se espera ela revela-se.

A verdade é que esta doença evolui de uma forma silenciosa, e as altas taxas de glicose normalmente são diagnosticadas apenas quando o paciente já apresenta alguma complicação grave. Por isso, o melhor é saber identificar, pelo menos, estes 5 sintomas de diabetes descompensada para prestar atenção e evitar problemas mais sérios.

1. Sede excessiva
Por conta da perda de líquido constante devido à micção frequente, a pessoa com diabetes descompensada pode ter sede em excesso e sentir a necessidade de beber muita água ou líquidos no geral.
2. Vontade frequente de urinar
Em quadros de diabetes é comum que o paciente sinta vontade de urinar frequentemente, tendo a necessidade de ir à casa de banho diversas vezes durante a noite. Isto acontece porque o organismo humano encontra na urina um meio de se livrar do excesso de glicose presente no sangue.
3. Aumento do apetite
O aumento do apetite é outro sintoma que está relacionado com a diabetes descompensada. O paciente pode sentir muita fome, daquela que parece que não há nada que sacie. O que se passa é que devido à falta de eficiência das células em captar a glicose e ainda por causa do esforço que o organismo está a fazer para eliminar o açúcar excessivo, a fome parece não ter fim.
4. Perda de peso
Apesar do aumento de apetite, o paciente com diabetes descompensada pode perder peso. Devido à falta de insulina, o corpo apresenta dificuldade em reter gordura e produzir músculos. A glicose fica só no sangue, sem nutrir as células, que estão famintas e doentes.
5. Mal-estar geral
O paciente também pode apresentar mal-estar geral, com episódios de tontura, náusea, sudorese, sonolência e fadiga intensa. Isto acontece porque, devido à diabetes, as células não conseguem receber glicose suficiente para produzir energia ao corpo.

Quando deve procurar ajuda médica?
É importante que o paciente esteja atento e procure orientação médica ao notar qualquer sintoma incomum. Muitas alterações da diabetes ficam assintomáticas por vários anos e, quando os sintomas aparecem, já se mostram em estágio avançado da doença. Por isso é importante estar sempre atento aos sinais de alerta.
MB/MS

HM/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER