AmbienteBlog

Gripe Aviária: Pandemia Descontrolada

Terra Viva

gripe - milenio stadium

 

Milhões e milhões de aves têm sido abatidas por todo o mundo num esforço em vão de controlar a maior pandemia do vírus H5N1.

Durante o ano de 2022 a Europa foi campo de enorme propagação afetando cerca de 37 países no velho continente, entre os quais Portugal com quase 30 focos identificados em explorações agrícolas. No continente europeu foram abatidas mais de 50 milhões de aves.

Citando informação do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) a epidemia de gripe aviária de 2021-2022 é a maior de sempre na Europa, totalizando 2.467 surtos em aves de capoeira, tendo sido ainda registados 3.573 casos de alta patogenicidade em aves selvagens. O ECDC informa também que, “apesar do número excecionalmente grande de casos recentemente detetados em aves, bem como de numerosos eventos de transmissão de gripe aviária a diferentes espécies de mamíferos, não foi observada qualquer transmissão humana na União Europeia e no Espaço Económico Europeu (UE/EEE) nos últimos anos”.

Na página portuguesa da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) pode ler-se:

“A Gripe é uma doença causada por vírus da família Orthomyxoviridae e do género Influenza A, que pode afetar o Homem, e também diferentes animais, como o cavalo, o porco e as aves, causando doença grave em todas estas espécies, embora cada vírus seja de um modo geral específico da respetiva espécie. (…) Exceção a esta regra de especificidade pode, contudo, ocorrer no porco, cujas células são suscetíveis de infeção quer por vírus humanos quer por vírus aviários e também noutras espécies através de duas vias possíveis, a mutação e a recombinação genética. Oportunidade para a recombinação genética pode ocorrer nas infeções mistas com diferentes estirpes de Influenza A (…) Quando este fenómeno biológico acontece, a ultrapassagem da “barreira de espécie” é normalmente acompanhada de um surto de gripe de virulência acrescida na nova espécie. Por isso, embora os vírus da gripe humana estejam constantemente presentes na nossa espécie, afetando com gravidade relativa uma percentagem significativa da população humana todos os anos, as maiores e mais graves pandemias de gripe descritas na história resultaram da disseminação de vírus oriundos de outras espécies nomeadamente das aves.

Pela informação histórica disponível, que indica a existência global de 868 infeções em humanos entre janeiro de 2003 e novembro de 2022 em 21 países e que dos 868 casos 457 foram fatais, apresentando uma percentagem de 53% de óbitos, devemos estar em alerta relativamente a este vírus.

Preocupantes são também as últimas notícias relacionadas com casos detetados em explorações de criação de martas na zona da Corunha, Espanha, na última semana. Estes surtos indicam que houve uma transmissão da epidemia para mamíferos, o que pode configurar um potencial risco para a população humana.
Nos E.U.A. no período compreendido entre fevereiro de 2022 a janeiro de 2023 estão contabilizadas 58 162 044 de aves infetadas em 47 estados.

No Canadá calcula-se que haja cerca de 7 milhões de aves infetadas.

A grande concentração de aves nas explorações propicia a disseminação de vírus e bactérias, possivelmente temos de repensar as condições de produção, está em causa a saúde de animais e a saúde pública, inovação com sapiência é condição de sobrevivência.

Flocks in Canada where HPAI has been detected

This table lists the estimated number of birds in flocks impacted by highly pathogenic avian influenza by province. We update this information weekly by end of day Wednesday with data up to and including the previous Tuesday.

Paulo Gil Cardoso/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER