Temas de Capa

Enquanto Páscoa

 

Olá, muito bom dia. Como estão? Bem, espero.
Sexta-feira, que antecede a Sexta-feira Santa, este ano muito precoce por se tratar de um ano bissexto.
Como o Milénio vai tratar de impostos sobre o carbono e não me “apetece” falar sobre impostos, vou-me antecipar e falar sobre o período de Quaresma e consequente Páscoa. Todos os crentes que pratiquem, e seja qual for a religião, têm de uma forma ou de outra algo parecido.

O Ramadão na religião muçulmana, que findou por estes dias, ao fim ao cabo, tem uma semelhança muito grande, quase idêntica.

Pesquisei e deixo-vos um texto para que percebam melhor do que estamos a falar. Com toda a certeza, inteirei-me de factos enquanto cristã não praticante, mas crente.

Quaresma

Quaresma é o tradicional período de 40 dias que serve como preparação espiritual dos fiéis para a Páscoa e que é caracterizado pela realização de penitências. Os católicos entendem que o roxo é a cor que simboliza a Quaresma. Os historiadores não sabem muito sobre o que levou ao surgimento da Quaresma, mas sabem que ela foi estabelecida em 325 d.C., durante o primeiro Concílio de Niceia. Esse concílio reuniu as principais autoridades da Igreja da época e aconteceu no território da atual Turquia.

O registo desse encontro, escrito em grego, fala da Quaresma por meio do termo tessarakonta, que significa “quarenta”. Além de estabelecer o surgimento dessa tradição cristã, esse evento foi o responsável pela padronização de uma data para a Páscoa. Ficou decidido que a Páscoa seria celebrada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia que ocorre depois do equinócio da primavera (no Hemisfério Norte).

Alguns historiadores levantam a hipótese de que a criação da Quaresma aconteceu por influência de antigos cristãos orientais, que faziam jejum dias antes da Páscoa. Uma prática muito comum eram os batismos pascais, e os envolvidos com o batismo faziam um jejum rigoroso. A duração desse ato variava de lugar para lugar. Foi a partir da Alta Idade Média que a Quaresma começou a ser iniciada na Quarta-feira de Cinzas. Essa prática foi estabelecida no pontificado de Gregório I, papa de 590 a 604.

Para muitos, a Quaresma pode ter uma duração de 44 ou 46 dias, estendendo-a até a Quinta-feira Santa ou Sábado de Aleluia, respetivamente. O papa Paulo VI, entendia-a como um período de 44 dias e argumentava que o encerramento desse período se dava na Quinta-feira Santa. A data de início da Quaresma é a Quarta-feira de Cinzas, e a definição do início da Quaresma depende da definição da data da Páscoa, mas a questão da duração é apenas uma curiosidade, pois para os cristãos, o mais importante é o significado da Quaresma e o que ela anuncia.

Este é, sem dúvida, um dos costumes cristãos mais conhecidos e praticado por milhões de pessoas – a celebração da ressurreição de Jesus é a festa mais popular do cristianismo.

As ações de penitência que se praticam durante o período da Quaresma têm como objetivo santificar o fiel, afastá-lo do pecado e aproximá-lo de Deus. É comum, durante a Quaresma, que cristãos reforcem os seus hábitos de oração diária. Enquanto preparação, os fiéis entendem que se trata do momento mais propício para realização de penitências, porque elas lembram o exemplo do sacrifício de Jesus. Entre as ações de penitência, está a prática do jejum. Alguns abstêm-se do consumo de carne vermelha, outros deixam de consumir algum tipo de doce ou de usar redes sociais, por exemplo. As práticas de jejum são inúmeras e vão da escolha de cada indivíduo. A Igreja Católica orienta os seus fiéis a reforçarem ações de caridade durante a Quaresma, e muitos deles passam mais tempo em leitura e meditação da Bíblia, para além das orações.

Deveras interessante como se têm alterado poucas coisas e o significado de penitência se manteve ao longo dos séculos.

Já lá diz o velho ditado: “A fé move montanhas“. É o que é e vai valer sempre o que vale. Até já e uma ótima Semana Santa para todos vós.

Ah… e participem em mais um Roundtable nas lides de Manuel DaCosta e seus convidados.
Às 6 horas da tarde, horas de Toronto.

Fiquem bem,

Cristina DaCosta/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER