Temas de Capa

Carjacking: Se proteja para não ser a próxima vítima

close-up-view-of-the-dangerous-man-dressed-in-blac-2022-10-25-22-39-33-utc - milenio stadium

 

Um crime que envolve violência ou grave ameaça e do qual qualquer um de nós, proprietários de veículos, podemos ser vítimas em potencial. Nos últimos meses, algumas cidades da GTA viram os índices de carjacking aumentarem assustadoramente, deixando a população com uma sensação de estar à mercê de um crime que não tem dia nem hora para acontecer. Segundo o levantamento das forças de segurança pública os alvos em potencial podem ser desde veículos populares, e que serão usados para cometer outros delitos, até os modelos mais sofisticados, que podem ser revendidos e mandados para fora do país.

Na imprensa o assunto começou a ganhar destaque depois que o astro do Toronto Maple Leafs, Mitch Marner, teve seu luxuoso carro levado, sob a mira de uma arma, depois que os Leafs foram eliminados dos playoffs na primavera passada. Desde então diversas ocorrências passaram a ganhar as manchetes de jornais e a polícia intensificou operações especiais para combater esse tipo de crime.

Neste mês, mais especificamente no dia 15, a polícia regional de York anunciou que recuperou $ 1,4 milhão em veículos roubados e apresentou 116 acusações depois de desmantelar uma rede de roubo de carros que causou “graves prejuízos” na área metropolitana de Toronto. Nomeada de Operação GTA, a investigação conjunta das forças começou em junho e visava grupos do crime organizado que financiavam e alimentavam a perturbadora onda de roubos violentos de carros.

Caso venham a ser vítimas de carjacking, o conselho das autoridades é de que as pessoas não reajam, e deixem os bandidos levarem o carro e outros bens materiais. Mesmo assim, é sempre bom se prevenir e tomar algumas precauções, na tentativa de evitar ser uma vítima em potencial. Algumas pessoas e empresas estão recorrendo a instalação de câmeras de vídeovigilância para proteção do patrimônio, incluindo automóveis.

Apesar disso não evitar o delito em si, pode ajudar a coibir e também auxiliar as autoridades na busca por suspeitos e grupos criminosos que estejam na ativa. Frank Craparotta, proprietário da Insight Tech Inc., uma empresa localizada em Woodbridge, Ont., que oferece diversos sistemas de segurança para empresas e indivíduos, como câmeras de vídeovigilância e controle de acesso, falou sobre a popularização desses serviços, à medida que a violência também aumenta em grandes centros urbanos, como as cidades da GTA: “À medida que a tecnologia e os custos melhoram, as pessoas e as empresas veem os sistemas de segurança como uma necessidade padrão semelhante aos serviços de Internet. A primeira função de um sistema de segurança é desencorajar atividades ilegais; o nível percebido de crime em uma área colocaria os sistemas de segurança no topo da lista de itens obrigatórios.”

Embora não tenha percebido um aumento exponencial de clientes à procura de serviços por causa do crime específico de carjacking, Craparotta considera que cada vez mais as pessoas estão atentas a esse perigo e, portanto, sempre é bom ser prevenido e seguir algumas recomendações, como estacionar em áreas com boa iluminação e sob a visão direta de câmeras de segurança, o que acredita “pode ajudar a impedir possíveis tentativas desse crime”.

Os últimos levantamentos da polícia de Toronto dão conta de que até outubro deste ano 182 carjackings foram registrados na cidade. Dados mais recentes deste mês (21) contabilizam mais de 8 mil episódios de furtos ou arrombamentos de veículos, o que demonstra que os automóveis estão na mira dos criminosos e mais do que nunca é preciso estar atento para não entrar nessas estatísticas da qual centenas de cidadãos de Toronto já fazem parte.

Lizandra Ongaratto/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER