Especiais

Gay Pride Month

milenio stadium - Gay Pride Month

 

Junho é o mês do orgulho, uma época em que milhares de pessoas em todo o mundo pintam a cidade com as cores do arco-íris. O mês é para celebrar a comunidade 2SLGBTQ+, que inclui pessoas que se identificam como two spirits, lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros, queer, bem como uma série de outros géneros e identidades sexuais. O mês do orgulho é festejado anualmente em homenagem às manifestações de Stonewall, que ocorreram na cidade de Nova Iorque em junho de 1969. O termo two spirits refere-se a uma pessoa que se identifica como tendo um espírito masculino e outro feminino e é usado por alguns indígenas para descrever a sua identidade sexual, de género e/ou espiritual.

A celebrar 40 anos, o Pride Toronto acontece este ano de forma virtual. Sem surpresas, a pandemia obrigou a maioria das organizações a cancelar ou a alterar os seus planos. O hastear da bandeira com as cores do arco-íris na Câmara de Toronto foi exemplo disso e a parada que deveria acontecer no final de junho vai decorrer apenas online.

O Toronto Gay Pride é uma das maiores celebrações do género na América do Norte e hoje é um dos grandes eventos culturais canadianos e da cidade de Toronto. Começou em 1981 e desde aí que tem vindo a crescer e a ganhar importância, a nível nacional e internacional. O centro do festival é a Church e a Wellesley Village, enquanto a parada acontece ao longo da Yonge Street, Gerrard Street e Bloor Street.

As celebrações dos direitos da comunidade 2SLGBTQ+ começaram pela primeira vez em Nova Iorque. Na época, o bar Stonewall, um ponto de encontro para esta comunidade, era um local conhecido também pelos conflitos entre gays e polícia. Os incidentes provocaram manifestações violentas e desde então que a comunidade 2SLGBTQ+ foi intensificando a luta pelos seus direitos.

Esses episódios de Stonewall são considerados o início da história da luta desta comunidade pela igualdade. Até agora existem 30 países no mundo que legalizaram o casamento entre pessoas do mesmo género. A Dinamarca foi o primeiro país do mundo a fazê-lo (1989), o Canadá autorizou o casamento entre pessoas do mesmo género em 2005 e cinco anos depois foi a vez de Portugal.

No Canadá os casais do mesmo género obtiveram a maioria dos seus direitos legais de casamento em 1999, quando os governos federal e provincial reconheceram esse direito. Mas só em 2003 é que o casamento entre pessoas do mesmo género se tornou legal em nove das 13 províncias e territórios do país. Em 2005, a legislação entrou em vigor em todo o país. Em 2006, os legisladores chumbaram uma tentativa do Partido Conservador, que na altura estava no poder, para reconsiderar a questão e tudo ficou como tinha sido aprovado em 2005. A Costa Rica foi um dos últimos países a entrar para a lista daqueles onde o casamento entre pessoas do mesmo género é legal, algo que aconteceu apenas em 2020.

A bandeira arco-íris, que hoje se tornou no principal símbolo desta comunidade, surgiu pela primeira vez em 1978. As oito linhas horizontais foram criadas por Gilbert Baker, uma drag queen que se identificava como gay. Baker atribuiu a cada uma das cores um significado: rosa simboliza sexo; vermelho representa a vida, laranja significa a cura, amarelo representa a luz do sol, verde a natureza, azul significa a arte, roxo a harmonia e lilás o espírito.

Este ano na celebração dos 40 anos de Pride Toronto 2021 a organização está a promover 70 eventos individuais que incluem mais de 130 artistas 2SLGBTQ+, 14 grupos de festas e sete programas de comités comunitários. Apesar de lhe chamaram o mês do orgulho, a maioria dos eventos acontece nas duas últimas semanas do mês, entre 18 e 27 de junho. A parada virtual acontece a 27 de junho, mas este ano sem o tradicional desfile de pessoas na rua.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER