Governo federal lança nova estratégia de habitação
O Ministro da Habitação, Sean Fraser, anunciou aquilo a que chama uma estratégia ambiciosa para fazer face à crise da habitação no Canadá.
Fraser disse na sexta-feira que a estratégia – Plano de Habitação do Canadá – irá construir mais casas, facilitar o aluguer ou a compra de casa e fazer mais para apoiar aqueles que não podem pagar um lugar para viver.
Esta é a segunda estratégia nacional de habitação do Governo de Trudeau. Em 2017, lançou um plano de habitação a 10 anos destinado a construir 100 000 unidades de habitação a preços acessíveis e a reparar 300 000 unidades de habitação a preços acessíveis. Fraser afirmou que as novas medidas irão complementar o plano de 2017. Os destaques da nova estratégia incluem planos para o governo federal arrendar e construir em terras públicas subutilizadas para tornar a habitação mais disponível e acessível.
O governo federal vai lançar um fundo de 1,5 mil milhões de dólares para proteger os arrendamentos a preços acessíveis A estratégia também promete uma nova ferramenta de mapeamento para acompanhar o inventário de terras públicas.
“Nos casos em que o interesse público exija a manutenção da propriedade de terrenos públicos, o governo federal manterá a propriedade, mas disponibilizará os terrenos através de arrendamentos a longo prazo para garantir que possam ser utilizados para habitação”, afirmou Fraser.
A estratégia inclui um novo Programa de Empréstimo de Suítes Secundárias do Canadá para dar aos proprietários de casas acesso a empréstimos com juros baixos de até $40.000 para permitir que eles adicionem suítes secundárias às suas casas.
MS/CBC
Redes Sociais - Comentários