Temas de CapaBlog

“Para enfrentar as alterações climáticas, precisamos de transformar a forma como produzimos energia e alimentos”

David Ravensbergen

Para enfrentar as alterações-toronto-mileniostadium
Créditos: David Ganhão

David Ravensbergen é ativista ambiental e candidato a doutoramento em Pensamento Social e Político na Universidade de York. Ravensbergen já publicou trabalhos sobre economia política do ambiente e aceitou partilhar com o nosso jornal algumas das suas preocupações e soluções para criar um planeta melhor para as próximas gerações.

Na ótica de David Ravensbergen o mundo perdeu uma oportunidade de reduzir as emissões de gases de efeito de estufa quando foi assinado o Protocolo de Quioto em 1997 no Japão. Ravensbergen acusa as empresas de combustíveis fósseis de terem financiado campanhas de desinformação para criar dúvidas sobre a ciência climática e atrasar as ações dos governos para proteger o planeta. Sobre a nova meta para reduzir as emissões até 2030, o ativista acredita ser possível, mas diz que a transição da energia fóssil para a energia limpa tem de ser rápida porque “não temos mais tempo a perder”.

Segundo Ravensbergen, a energia limpa que vai criar uma nova sociedade e que vai trazer mais emprego e mais qualidade de vida, só pode acontecer se os políticos canadianos “não continuarem a perseguir falsas soluções como compromissos”.

Milénio Stadium: A cimeira das Nações Unidas é a última oportunidade para reduzir as emissões mundiais?

Para enfrentar as alterações-toronto-mileniostadium
David Ravensbergen, ativista ambiental. Crédito: Camões Rádio

David Ravensbergen: Antes de mais, as alterações climáticas não são um acontecimento à nossa espera num futuro distante – estão a acontecer agora. As temperaturas médias globais estão atualmente cerca de 1,2°C acima dos níveis pré-industriais, o que resultou num clima extremo e sem precedentes em todo o mundo. Os desastres climáticos sobrealimentados pelas alterações climáticas custaram ao mundo $210 mil milhões de dólares em 2020, e os custos continuarão a aumentar. Embora o Acordo de Paris vise limitar o aquecimento global a 1,5°C, o mundo está atualmente no bom caminho para um aquecimento de aproximadamente 2,9°C acima dos níveis pré-industriais. Isto pode não parecer muito, mas como os cientistas climáticos têm vindo a alertar há décadas, este nível de aquecimento teria consequências profundamente negativas para as sociedades e ecossistemas em todo o mundo.

MS: Os governos têm de trabalhar em conjunto com as empresas?

DR: Quando falamos dos impactos das alterações climáticas, é essencial ter em mente que nada é inevitável. A gravidade das alterações climáticas depende inteiramente das medidas tomadas para reduzir as emissões neste momento. Se os esforços sérios para reduzir as emissões tivessem começado há décadas (nos termos do Protocolo de Quioto, por exemplo), teria sido possível reduzir gradualmente as emissões ao longo de um período de muitos anos. Infelizmente, essa oportunidade foi desperdiçada, em parte graças aos esforços das empresas de combustíveis fósseis, que financiaram campanhas de desinformação para espalhar dúvidas sobre a ciência climática e atrasar as ações. Agora, as emissões devem ser reduzidas a metade até 2030 e reduzidas a zero até 2050 para que o mundo tenha uma hipótese de manter o aquecimento global abaixo de 1,5°C. Isto pode ser feito, mas exigirá uma transição rápida para longe dos combustíveis fósseis. Não temos mais tempo a perder.

MS: Como é que avalia a atuação do Canadá?

DR: Países como o Canadá estão atualmente a comprometer-se a limitar as emissões ou a atingir emissões “líquidas-zero”. Mesmo grandes companhias petrolíferas como a BP e a Shell afirmam que serão “net-zero” até 2050. Se está a pensar como é que uma companhia petrolífera pode manter-se em actividade sem produzir emissões de gases com efeito de estufa, não está sozinho. Para atingir estas metas impressionantes, as empresas e os governos nacionais confiam em truques contabilísticos como as compensações de carbono e a promessa de tecnologias futuras para sugar os gases com efeito de estufa da atmosfera. Nada disto é suficiente para evitar a rutura do sistema climático – para o fazer, precisamos de uma transição imediata para longe dos combustíveis fósseis.

MS: Como é que podemos transformar a nossa economia?

DR: Não há como contornar isto: para limitar os piores efeitos das alterações climáticas e assegurar que a próxima geração desfrute de um planeta habitável com um clima estável, é necessário fazer mudanças fundamentais em todos os aspetos da nossa sociedade. As alterações climáticas são causadas pela queima de combustíveis fósseis, que são fundamentais para a forma como a nossa economia e a nossa sociedade estão organizadas. Para enfrentar as alterações climáticas, precisamos de transformar a forma como produzimos energia e alimentos, construímos edifícios e organizamos transportes – nas palavras do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC), precisamos de “mudanças rápidas, abrangentes e sem precedentes em todos os aspetos da sociedade”. Precisamos de iniciar imediatamente uma transição mundial para longe dos combustíveis fósseis.

MS: Qual é o impacto das alterações climatéricas na vida selvagem e no fornecimento de alimentos?

DR: Em termos simples, o impulso para o crescimento económico sem fim está a perturbar e a degradar os ecossistemas em que a nossa sociedade depende. Estamos atualmente a viver aquilo a que os cientistas chamam a sexta extinção em massa – estima-se que 200 espécies de plantas e animais se extinguem todos os dias. As populações de insetos diminuíram 75% nos últimos 50 anos, o que é muito preocupante porque os insetos são essenciais como alimento para as criaturas maiores e dependemos deles para polinizar as nossas culturas. O declínio maciço das populações de insetos, bem como secas e ondas de calor sem precedentes causadas pelas alterações climáticas, representam uma séria ameaça à estabilidade do abastecimento alimentar.

MS: E em relação à água potável? As reservas também estão comprometidas?

DR: Tal como as alterações climáticas ameaçam o fornecimento de alimentos, também colocam problemas de água potável. Em muitas partes do mundo, o desaparecimento dos glaciares causado pelas temperaturas mais quentes ameaça o abastecimento de água – 1,3 mil milhões de pessoas que dependem dos glaciares nos Himalaias irão enfrentar graves carências de água num futuro próximo. No Canadá, as alterações climáticas ameaçam a qualidade do abastecimento de água. As temperaturas mais quentes podem causar um aumento do crescimento de algas na água doce. As inundações causadas pelas alterações climáticas podem sobrecarregar os sistemas de drenagem, levando à libertação de toxinas e bactérias nas águas das cheias em áreas urbanas.

MS: Podemos esperar mais doenças e vírus?

DR: A pandemia de coronavírus mostrou-nos as consequências para a saúde da contínua destruição do mundo natural, da qual as alterações climáticas são parte. Se continuarmos a cortar florestas, a destruir o habitat dos animais selvagens e a praticar uma agricultura animal intensiva – atividades que geram as emissões de carbono que provocam as alterações climáticas – criamos um caminho para que novos vírus como o coronavírus dêem o salto de populações animais para populações humanas. À medida que as alterações climáticas aumentam as temperaturas e alteram os padrões de pluviosidade, aumentam a propagação de doenças infecciosas como a malária e a dengue.

MS: Qual vai ser o impacto das alterações climatéricas no nosso custo de vida?

DR: Finalmente, se os políticos canadianos continuarem a perseguir falsas soluções como compromissos “net-zero” e esquemas de comércio de emissões de carbono, então as alterações climáticas terão consequências devastadoras na sociedade canadiana, perturbando o abastecimento alimentar, inundando casas nas regiões costeiras, provocando o agravamento dos incêndios florestais e muito mais. Mas os custos das alterações climáticas não são inevitáveis. Para fazer face às alterações climáticas, precisamos de um programa de investimento federal maciço para fazer a transição para uma economia de carbono zero. Como mencionado acima, cada aspeto da nossa sociedade – como produzimos energia para alimentar as nossas casas, como cultivamos os nossos alimentos, como contornamos as nossas cidades – deve fazer a transição para longe da dependência dos combustíveis fósseis. Para o fazer, o governo federal deve investir na produção de energia limpa, na agroecologia e na agricultura regenerativa, na adaptação de casas e edifícios, nos transportes público elétricos e muito mais. Temos a tecnologia para o fazer agora mesmo e criar inúmeros bons empregos para os trabalhadores canadianos no processo. A transição dos combustíveis fósseis vai exigir uma enorme quantidade de trabalho e isso significa empregos. A limitação dos danos causados pelas alterações climáticas é necessária para preservar um planeta habitável para as gerações futuras. Mas é também uma oportunidade para refazer a nossa sociedade e construir uma transição justa: criar centenas de milhares de bons empregos, encerrar indústrias poluentes, e criar uma economia limpa, sem carbono, que funcione para todos.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER