Ambiente

Censo de Águia Pesqueira em Portugal

Terra Viva

 

aguia pesqueira - Créditos Gilberto Viana

 

No próximo dia 13 de janeiro irá realizar-se o Censo Anual de Águia Pesqueira em Portugal.

Águia-pesqueira (Pandion haliaetus), é uma rapina de dimensões razoáveis e que pode ser vista nos estuários dos rios portugueses. Fácil de identificar pela sua cabeça branca e com uma mancha escura na zona dos olhos que parece uma mascarilha. Com alguma paciência conseguem-se ver os seus voos picados em direção à água, que “in extremis” são interrompidos por fantásticos movimentos de forma a caçar os peixes com as garras. É uma ave migratória invernante em Portugal, estando presente essencialmente de setembro a abril, podendo ser vista ocasionalmente noutros meses do ano.

No Livro Vermelho dos Vertebrados em Portugal, publicação que identifica as espécies ameaçadas, a Águia Pesqueira é considerada CRITICAMENTE EM PERIGO, sendo considerada extinta enquanto nidificante nos anos 90, significa isto que apesar de serem observados algumas dezenas de indivíduos, estes deixaram de se reproduzir em Portugal, por ausência de exemplares maturos, chegando ao ponto de apenas se registar um casal que infelizmente não se reproduziu.

Ao longo das últimas duas décadas foram tomadas algumas medidas de proteção e a população migrante invernante tem aumentado, assim como tem sido registada nidificação na Costa Vicentina e na albufeira do Alqueva, porém, em número muito reduzido.

Várias entidades, associações ambientais e voluntários, sem qualquer remuneração ou suporte de custos, têm efetuado censos ao longo de vários anos. O primeiro censo foi efetuado em 2015 sendo observados entre 71 e 82 exemplares.

Nos censos seguintes foram aumentando as contabilizações, em 2016 entre 135 a 150, em 2017 entre 155 a 185, em 2019 entre 175 a 196 e em 2022 entre 168 a 197. Poderá o leitor interrogar-se o porquê de não serem apresentadas contagens certas, um dos problemas é que as equipas no terreno poderão fazer contagem dos mesmos exemplares devido à proximidade dos locais ou pelo movimento das aves de uma zona para outra, por tal se faz esta aproximação devido a contagens que eventualmente sejam dúbias.

A organização do 6º Censo, desta feita em 13 de janeiro de 2024, é levada a cabo pelo portal Aves de Portugal (www.avesdeportugal.info), site onde se pode obter mais informação sobre este evento e aceder a todo um manancial de conhecimento sobre a Águia Pesqueira e outras aves que ocorrem no território nacional, assim como saber como participar e locais onde observar. Quando voluntariamente as pessoas se unem por uma causa nobre, desperta-se-nos a esperança da possibilidade de uma humanidade mais equilibrada, respeitadora e empenhada na preservação da natureza, do nosso planeta e da vida das gerações futuras.

P.S. Agradeço a foto cedida por Gilberto Viana (voluntário amante da natureza), tendo o seu registo ocorrido no Canal de Mira, Vagueira, Vagos.

Paulo Gil Cardoso/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER