Temas de Capa

“Os canadianos mais ricos devem estar dispostos a pagar mais pelo imposto sobre o carbono” – Wally Smieliauskas

 

Wally Smieliauskas é professor de Contabilidade na Rotman (University of Toronto). A sua área de investigação inclui questões de auditoria, contabilidade e educação. O seu livro de auditoria (com Kathryn Bewley), Auditing: An International Approach, está na sua 6ª edição. Foi junto dele que procurámos uma explicação mais técnica sobre o Imposto sobre o Carbono, a forma como é cobrado e depois reembolsado.

Milenio Stadium: Considera que o imposto sobre o carbono, tal como aplicado no Canadá, é justo?
Wally Smieliauskas: Sim, porque é uma forma de lidar com as alterações climáticas que também beneficia 80% dos canadianos com descontos maiores do que o imposto sobre o carbono que pagam. Os outros 20% de canadianos que pagam mais imposto sobre o carbono do que os descontos que recebem são os canadianos mais ricos, que têm as maiores casas e vários carros e que geram mais gases com efeito de estufa do que os outros 80%. Este é um sistema mais justo do que um sistema que impõe a mesma carga fiscal a todos os canadianos.

MS: Pode explicar brevemente como funciona o imposto sobre o carbono e como é reembolsado?
WS: O imposto funciona de forma diferente em cada província e território. No Ontário, uma família de 4 pessoas obteria uma redução fiscal anual média de cerca de $1000. Esta redução é isenta de impostos, ou seja, é excluída do rendimento aquando da apresentação da declaração fiscal anual relativa ao ano da redução.
Além disso, este desconto irá aumentar ao longo do tempo à medida que o imposto sobre o carbono aumenta. Os cidadãos do Ontário devem ter isto em mente quando tiverem de pagar alguns cêntimos extra por litro na bomba de gasolina.
A maioria dos canadianos receberá essa devolução e mais quando receberem o cheque de desconto do Revenue Canada de 3 em 3 meses. Os ontarianos podem candidatar-se ao desconto do imposto sobre o carbono acedendo ao site do Governo do Canadá em www.canda.ca e introduzindo “taxes” e depois “tax credits and benefits for individuals”.

MS: Qual é o efeito prático do imposto?
WS: Tal como explicado anteriormente, pelo menos 80% dos canadianos pagarão impostos reduzidos e os 20% que auferem rendimentos mais elevados pagarão impostos mais elevados.

MS: Considera que o processo de devolução das taxas é justo e equitativo para todos os canadianos?
WS: Sim, os canadianos mais ricos tendem a contribuir desproporcionadamente mais para os gases com efeito de estufa e, por conseguinte, devem estar dispostos a pagar mais pelo imposto sobre o carbono.
MB/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER