Canadá

Segundo dia da visita do Papa incluiu missa pública e visita a local de peregrinação em Alberta

 

Segundo dia da visita do Papa incluiu missa pública e visita a local de peregrinação em Alberta-Milénio Stadium-Canadá
The Canadian Press

Dezenas de milhares de pessoas encheram hoje o estádio de futebol de Edmonton para participar numa missa pública com o Papa Francisco.

O Papa dirigiu-se aos grupos indígenas e aos sobreviventes das escolas residenciais durante a missa no Commonwealth Stadium.

Depois da missa Francisco seguiu para o noroeste de Edmonton para participar na peregrinação anual da comunidade que acolhe regularmente dezenas de milhares de participantes indígenas.

O segundo dia da visita aconteceu depois do Papa pedir ontem desculpa aos sobreviventes das escolas residenciais pelo papel abusivo da Igreja Católica.

O Papa pediu ainda perdão aos povos indígenas e prometeu uma investigação aos factos do passado para ajudar as futuras gerações a alcançar a reconciliação.

O Papa vai visitar ainda o Quebec e Nunavut. Estima-se que 150.000 mil crianças das First Nations, Inuit e Métis entre os 4 e os 16 anos tenham frequentado as escolas residenciais no Canadá onde foram sujeitas a abusos físicos e sexuais sem que nada fosse feito.

As escolas foram criadas pelo governo federal para afastar as crianças da sua cultura e as igrejas tinham a função de administrar as escolas. A Igreja Católica foi a responsável por 60% da rede das escolas residenciais.

Milénio Stadium

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER