Segundo dia da visita do Papa incluiu missa pública e visita a local de peregrinação em Alberta

Dezenas de milhares de pessoas encheram hoje o estádio de futebol de Edmonton para participar numa missa pública com o Papa Francisco.
O Papa dirigiu-se aos grupos indígenas e aos sobreviventes das escolas residenciais durante a missa no Commonwealth Stadium.
Depois da missa Francisco seguiu para o noroeste de Edmonton para participar na peregrinação anual da comunidade que acolhe regularmente dezenas de milhares de participantes indígenas.
O segundo dia da visita aconteceu depois do Papa pedir ontem desculpa aos sobreviventes das escolas residenciais pelo papel abusivo da Igreja Católica.
O Papa pediu ainda perdão aos povos indígenas e prometeu uma investigação aos factos do passado para ajudar as futuras gerações a alcançar a reconciliação.
O Papa vai visitar ainda o Quebec e Nunavut. Estima-se que 150.000 mil crianças das First Nations, Inuit e Métis entre os 4 e os 16 anos tenham frequentado as escolas residenciais no Canadá onde foram sujeitas a abusos físicos e sexuais sem que nada fosse feito.
As escolas foram criadas pelo governo federal para afastar as crianças da sua cultura e as igrejas tinham a função de administrar as escolas. A Igreja Católica foi a responsável por 60% da rede das escolas residenciais.
Milénio Stadium
Redes Sociais - Comentários