Temas de Capa

“No primeiro Natal… vim para aqui sozinha, não tinha ninguém.” – Rosa Da Costa

RosaDaCosta - natal  - milenio stadium

 

“No primeiro Natal… eu vim para aqui sozinha, não tinha pais, não tinha família, não tinha ninguém.
Vim com um contrato de trabalho e fui trabalhar para a casa de uns judeus, portanto, o meu Natal foi praticamente com eles.

Mas sabes que eles não têm Natal como o nosso, não é? Eu até celebrei porque eu tinha uma amiga minha, que foi ela que me trouxe para cá, que me arranjou o trabalho, e ela tinha uma senhora amiga que já vivia cá há muitos anos.

Naquela noite, depois fomos para a casa dela e passámos o Natal com ela. Não foi com família, mas mantiveram-se as tradições portuguesas à mesma. Apesar de o marido dela ser chinês, incluímos a tradição portuguesa à mesma. Este foi o primeiro Natal que passei longe da família.

 

RosaDaCosta - natal  - milenio stadium

 

E eu só tinha 18 anos. Tinha chegado ao Canadá em julho, estava cá há poucos meses. Isto já foi há 45 anos. Além de que em Portugal também não havia assim tanto aquela tradição de Natal… a minha mãe fazia sempre os fritos, a árvore de Natal, ainda tínhamos um Natal melhor do que muitas pessoas.

Mas hoje é diferente. Hoje já é com casa cheia, tenho os meus cinco filhos e sete netos, chega ao Natal é uma casa cheia”.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER