Portugal

Costa garante JMJ “com total normalidade” e diz que retorno é “imaterial”

Costa garante JMJ-milenio-portugal
António Costa, primeiro-ministro de Portugal. Créditos: ANTÓNIO PEDRO SANTOS / LUSA

O primeiro-ministro falou ao país esta segunda-feira para assegurar a devida articulação e preparação da Jornada Mundial da Juventude, que arranca já esta terça-feira, dia 1 de agosto, e decorre até dia 6, em Lisboa.

“Portugal começa a acolher, a partir de hoje, o maior evento internacional que alguma vez acolheu. Um evento de grande dimensão, que felizmente nos vai trazer jovens de todo o mundo, com experiências de vida diferentes e com uma vivência muito intensa ao longo desta semana para acompanhar as Jornadas Mundiais convocadas por sua santidade, o Papa Francisco”, começou por dizer.

António Costa falou numa “mobilização sem precedentes” de todas as forças e serviços de segurança, das forças armadas, dos serviços de emergência médica e da Proteção Civil, após uma reunião com a equipa de segurança interna da Jornada Mundial da Juventude.

“Tudo foi devidamente planeado, está devidamente articulado, e portanto, necessariamente preparado para que a tranquilidade seja assegurada, a segurança seja garantida e que tudo possa correr bem. Mas, naturalmente, estando as diferentes forças e serviços prontos para poder tomar as medidas que venham a ser necessárias”, garantiu.

O primeiro-ministro frisou que “tudo tem vindo a correr com total normalidade”, havendo preparação e prontidão para eventuais problemas. “Alguém terá de ser socorrido pelo INEM porque se sente mal, porque teve uma insolação, teve uma indigestão, teve qualquer outro problema de saúde. Seguramente haverá, aqui e ali, um carteirista que requer particular atenção das forças de segurança. Pode haver algum pequeno desacato e, portanto, é necessario intervir. É necessário regular o tráfego”, elencou.

Além de terem sido repostos os controlos de fronteira, estão assegurados os dispositivos a nível nacional e em particular nas vias de acesso a Lisboa. António Costa recordou que esta não é a primeira vez que Portugal acolhe um evento desta envergadura, como foi “há 25 anos a Expo e em 2004 o Euro”.

Evento de “valor imaterial imenso”

Em visita ao Parque Tejo, por onde vai passar a JMJ2023, o primeiro-ministro disse aos jornalistas que “um evento desta natureza tem um valor imaterial imenso”, quando questionado sobre uma comparação entre o investimento camarário na Web Summit e na Jornada Mundial da Juventude.

“A convocatória pelo Papa Francisco, dos jovens de todo o mundo para virem a Portugal participar num momento que tem uma dimensão de celebração espiritual, de convívio, mas também de reflexão e de partilha de experiêncas e conhecimento sobre aquilo que é o mundo do futuro, é uma coisa extraordinária”, comentou, reforçando a honra em Portugal ser palco deste evento.

Descartando uma avaliação do “ganho imediato” que o país vai ter com refeições, transportes e alojamento durante a Jornada, António Costa contrapôs que o que conta “é todo o ativo que fica para o futuro” e fala numa “projeção internacional” de Portugal.

“Qual foi o primeiro grande salto que [a curva do turismo] teve? Foi depois da Expo98. Depois teve um segundo grande salto, sabe quando é que foi? Foi depois do Euro2004. Porque eventos desta natureza dão uma projeção inimaginável ao país, que não se reflete logo nas contas do ano propriamente dito”, comparou.

Além de marcar os jovens que nela participarão, a Jornada Mundial da Juventude promete afirmar Portugal “como um país que é capaz de organizar eventos desta dimensão”, ressalvou António Costa.

O que fica para o país é, também, “um território que foi finalmente transformado”, refletiu: “Mais tarde ou mais cedo, aqui o aterro ia estar em condições de passar a ser um parque urbano, mas porventura não seria agora. Seria mais à frente, quando houvesse outras ocasiões, e este foi um momento catalisador que permitiu acelerar. E isso é um ganho enorme, porque finalmente a Expo vai chegar mesmo à Foz do Trancão.” Depois de tanta antecipação, “o importante é que hoje está tudo pronto”, rematou.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER