Vítor M. Silva

Agora… Canadá!

man-with-a-flag-of-canada-standing-in-field-2021-09-03-17-25-06-utc

 

Num dia em que termina o mês dedicado a Portugal, o mês de junho, eis que amanhã, como inseparáveis, temos o dia do Canadá – 1 de julho. Sabemos que os países Portugal e Canadá são bons amigos e bons parceiros que confiam e se apoiam. Veja-se ainda agora o apoio vindo de Portugal para ajudar a combater os incêndios florestais que não dão descanso a ninguém, muito menos à qualidade do ar.

Mas voltando ao mês de junho, decidiu em boa hora o parlamento federal canadiano reconhecer a grande contribuição dos luso-canadianos para a construção do Canadá e da sociedade canadiana em geral, declarando o mês de junho como o mês da Herança Portuguesa. Permitam-me que destaque a importância e influência para a aprovação deste projeto da deputada federal Julie Dzerowicz. Ao nível da diplomacia, os dois países tiveram a oportunidade, ao longo dos anos, de estabelecer uma parceria estratégica para continuarem a apoiar-se mutuamente em questões de interesse comum, promovendo de forma abrangente a cooperação amigável em vários campos e aprofundando essa ligação na construção de excelentes relações bilaterais.

O futuro será certamente como o passado, podendo ainda estes dois países fortalecer a solidariedade e a cooperação em diversas temáticas.

A nossa comunidade aqui no Canadá deve manter-se forte e cooperante em vários campos, continuando com a construção desta sociedade tendo em vista um futuro compartilhado, aprofundando continuamente o relacionamento Portugal-Canadá como uma parceria estratégica onde nós, comunidade, devemos ser os principais protagonistas. Temos testemunhado acordos de cooperação económica e tecnológica e outros documentos de cooperação bilateral. Todos têm sido bafejados pelo sucesso. Com um tão bom acolhimento por parte do Canadá só temos que agradecer emprestando o suor e a criatividade de cada um para engrandecer e fortalecer este país que nos recebeu, a uns e viu nascer outros, sempre com os braços abertos e deixando os caminhos escancarados para crescermos e prosperarmos junto das nossas famílias, na sociedade e nas carreiras de cada um.

O Canadá é, sem dúvida, um país de oportunidades e os portugueses são ímpares em as agarrar e transformá-las em desafios aliciantes. Sei bem que uma grande parte dos edifícios que proliferam por essas terras além foram feitos e tiveram mão portuguesa. Temos o dever de continuar a construir um país que ainda tem tantas edificações por realizar, mas é preciso também que ajudemos a criar pontes e a percorrer caminhos que levem a entendimentos.

Somos bons a construir, mas também somos bons nas relações, em aprofundar e estreitar caminhos que parecem longos. Temos uma nova geração que pode emprestar ao Canadá conhecimento, profissionalismo e inovação no sentido de fazermos todos juntos um país melhor ainda para trabalhar, mas também para vermos crescer as nossas famílias.

Aproveite o fim de semana alargado e visite o Canadá. É sempre uma boa ideia.
Feliz dia do Canadá
“Deus guarde nossa terra gloriosa e livre”

Vítor M. Silva/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER