Augusto Bandeira

Trabalhar de casa ou não?

O PCCM conseguiu o feito em que muitos nunca acreditaram

milenio stadium - trabalhar - augusto bandeira - capa

 

 

O futuro sabe-se lá o que vai ser, trabalhar de casa ou no local, cada vez mais é difícil decidir.

Com a pandemia, COVID-19, e as tecnologias muitas empresas deram escolha aos colaboradores de trabalharem de casa, houve uma grande oportunidade para muitos de trabalhar em casa. Muitos até gostam e sabem aproveitar ao máximo, essas mesmas oportunidades podem ser exploradas para criar carreiras alternativas, mas ao mesmo tempo lucrativas. Muitos esquecem-se que ao optar por trabalhar de casa, a mesma se torna o escritório, e ao mesmo tempo em muitos casos os que optarem, ou optaram, tornam-se empreendedores deles próprios.

Na realidade, trabalhar de casa para muitos tem algumas vantagens, mas ao mesmo tempo tem aspetos negativos. Se formos a comparar uma profissão que é num escritório, as pessoas não se podem esquecer e entender as vantagens e desvantagens ao decidirem. Nem tudo é bom e nem tudo é negativo, depende muito da forma que os que optarem gerirem os tempos, nos dias de hoje é fácil, dependendo do que se está a fazer. Não só a pandemia deu esta oportunidade, mas mais foram as tecnologias. Quando se decide trabalhar de casa os ordenados são mais baixos, como aconteceu em muitas empresas que ao permitirem o teletrabalho também ajustaram os ordenados, sabendo que as despesas do empregado reduzem muito. Ao mesmo tempo, o empregador poupa mais, mas ao contrário a produtividade pode ou não ser a mesma, que na maior parte das vezes há uma quebra devido ao trabalho doméstico e quando há menores as coisas tendem em piorar. As atenções são divididas com os afazeres da casa, isto falando de pessoas que trabalham para outrem e têm serviços que têm de ser terminados em determinado tempo. Se falarmos de pessoas que criaram o seu próprio emprego têm a possibilidade de ganhar mais trabalhando de casa, tipo na área de marketing e vender produto que os mesmos sejam os designers. Estes podem ganhar muito mais, porque estão a trabalhar para eles e não debaixo de outros a supervisionar. Eu muito sinceramente nunca admitiria um funcionário trabalhar de casa pela simples razão de ao mesmo tempo perder o controle do que realmente o mesmo está a fazer, ou é um trabalho simples onde não implica informações ou designer etc., para certos tipos de trabalhos um profissional requer concentração e o melhor é no seu escritório do local de trabalho. Mas existem muitas empresas que permitem que se trabalhe de casa, porque economizam nos custos na manutenção de funcionários: poupa-se na luz elétrica, na limpeza e, a pouco e pouco, vai-se reduzindo ao espaço, logo economiza-se nas rendas.

Na minha opinião, os pontos mais positivos para quem opta por trabalhar de casa, é o lado económico, tipo em custos de manutenção com o carro que se usa, ganho de tempo nas deslocações para o local de trabalho, se for bem gerido, mas tem ainda o lado físico que é muito importante e o próprio stress é menor. Ao mesmo tempo ganha-se outro tempo para atividades próprias, mas tudo isto se souberem gerir o tempo. Antes de se tomarem decisões as pessoas devem pensar também nos aspetos negativos, por exemplo, se um cidadão não for capaz de se organizar pode lhe trazer graves problemas, vai haver tempos com menos adrenalina e vai trazer distração e é quando os trabalhos não são concluídos com a qualidade que devem ser. Ao mesmo tempo o cansaço vai chegar e vai afetar a produtividade, aqui ninguém vai conseguir gerir com qualidade e as empresas é que ficam a perder. Mas também muito negativa é a falta de presença em reuniões importantes. Fora há mais distração, há um frigorifico próximo com tudo lá dentro que no local de trabalho não existe, isto é negativo para a produção, ao mesmo tempo também muito negativo é passar mais tempo sozinhos, que de saudável não tem nada.
Eu ainda prefiro o local de trabalho, há mais oportunidades de promoção, se fosse por conta própria aí optaria ao contrário.

Seja de casa ou do seu local de trabalho, trabalhe que dá saúde e faça sempre pelo melhor para as duas partes. Um dia será reconhecido, ou não, nem sempre os que muito se esforçam são reconhecidos, mais vale cair em graça do que ser engraçado.

Bom fim de semana.

 

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER