FutebolComunidade

Jogadores da Academia de Futebol do Gil Vicente FC de Toronto viajam para Portugal

PXL_20220813_010712870.MP - milenio stadium

 

A Academia de Futebol do Gil Vicente FC de Toronto partiu numa nova missão. Uma comitiva composta pela equipa técnica e 28 jogadores viajaram em dois grupos que irão realizar um estágio em Portugal, com o departamento de formação da equipa portuguesa do Gil Vicente.

A equipa estará no país durante duas semanas em que os jogadores terão a oportunidade de mostrarem o seu talento e serem selecionados para fazerem parte das camadas de formação da equipa lusa.

O Gil Vicente FC Toronto é uma academia de futebol juvenil, com sede em North York /Toronto, Ontário, desde 2018, e é uma afiliada canadiana certificada do Gil Vicente Futebol Clube em Portugal.

É um clube de futebol que treina jogadores de várias etnias e categorias dos 4 aos 21 anos e conta com rapazes e raparigas. O foco do Gil Vicente FC é desenvolver jogadores ensinando lições ao longo da vida através do futebol. Acreditando que para se tornar um grande jogador é preciso também crescer como pessoa.

A academia também reforça aos jogadores a ideia de que apesar do futebol ser o maior desporto do mundo, a educação é a chave do sucesso. Ao longo dos anos, o clube trabalhou arduamente no desenvolvimento de uma abordagem profissional ao jogo de futebol, adquirindo pessoal especializado responsável pela formação técnica dos atletas. O projeto começou a dar frutos com as contratações de dois atletas que jogam nas camadas dos sub-19, como os casos de Filipe e Tiago, guarda-redes e defesa respetivamente.

No momento da partida no aeroporto tivemos a oportunidade de conversar com o vice-presidente da academia do Gil Vicente, Nelson Pinto, que reforçou o prazer e entrega da equipa a este projeto. “É um prazer termos estes atletas a caminho de Portugal, isto mostra o nosso bom trabalho e será um bom desafio para todos eles. Não é a nossa primeira vez, já o fizemos em anos anteriores e é um prazer termos dois atletas da nossa escola de futebol, neste momento, em Portugal”. Perguntamos ainda sobre o que representava para ele este momento: “estou muito orgulhoso e feliz por trabalhar voluntariamente ao lado destas crianças e da comunidade portuguesa. É um prazer ajudá-los a transformarem os seus sonhos em realidade. Vê-los muito felizes mesmo não sabendo do resultado final é um prazer muito grande.”

 

gil vicente - milenio stadium (1)

 

Os atletas também falaram deste momento. As palavras mais ouvidas foram orgulho, satisfação e entusiasmo. Joshua contou que “é uma satisfação enorme poder enfrentar este desafio e treinar e disputar contra as equipas de lá”. Isaac acrescentou: “estou muito orgulhoso em ir para Portugal representar o Gil Vicente.” E ainda estivemos com o jovem Noah que revelou: “espero dar-me muito bem, e espero o mesmo dos meus colegas”.
Antes do adeus, conversamos com Ana que é mãe de um dos atletas e fez questão de apoiar o filho neste momento importante. Ana disse-nos que “é um momento de satisfação ver o meu filho ter um contacto direto com as nossas raízes e estou muito satisfeita”

Um momento particularmente emocionante foi o dos agradecimentos e despedidas dos atletas. Julian confessa que “eu e os meus colegas estamos muito felizes e orgulhosos. Aproveito este momento para agradecer aos meus pais”. Tal e qual o Jase que também agradeceu aos pais por acreditarem nos seus sonhos.

Jase também já não é novo nesta aventura. O jovem viaja com a equipa pela segunda vez: “estou esperançoso que tudo corra bem e prometo trabalhar muito e conquistar o meu lugar”

Não poderia ir embora sem perguntar quem é o favorito entre as duas estrelas do futebol mundial. Entre Messi e Ronaldo, quem é o melhor? Categoricamente os jovens responderam Cristiano Ronaldo! Quanto a nós, desejamos uma boa viagem aos jovens bravos rapazes e que seus sonhos sejam realizados.

Francisco Pegado/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER