Saúde & Bem-estarBlog

A Alimentação é o melhor remédio!

Descubra estes potentes antibióticos naturais

A alimentação é o melhor remédio - mileniostadium
Crédiros: DR

À medida que as temperaturas baixam, é normal começarem a aparecer mais gripes e resfriados.

Se neste outono/inverno prefere evitar os medicamentos químicos, então saiba que pode recorrer ao poder da natureza para se manter saudável. Existem muitos alimentos que são verdadeiros antibióticos e anti inflamatórios oferecidos pelo planeta. Eles são válidos tanto para apostar na prevenção, dar um boost na sua imunidade, como para ajudar a combater gripes, resfriados e inflamações no geral.

O uso adequado destes antibióticos naturais pode não só inibir infecções bacterianas, virais e fúngicas, mas também minimizar a necessidade de antibióticos farmacêuticos, com os seus efeitos secundários adversos. É importante lembrar que eles precisam de ser consumidos regularmente para formar uma proteção real. É preciso entender que a ação de um remédio natural é lenta e gradual. Todos eles são facilmente encontrados no supermercado e em lojas de produtos naturais, por isso inclua um ou mais deles na sua alimentação e terá muito mais resistência a infecções.

Açafrão ou cúrcuma

Para muitos, nenhum outro alimento tem atividade antibiótica maior do que a cúrcuma, também conhecida como açafrão. Os indianos já sabem disso e usam-na há milhares de anos para combater dor de garganta e outras infecções. Consuma cúrcuma combinada com pimenta preta, ou pimenta-do-reino, e sentirá uma maior resistência no seu corpo.

Alecrim

O alecrim é outro potente antibiótico natural, ele possui intensa atividade bactericida, além de propriedades antivirais. O chá de alecrim ajuda a combater os germes que podem invadir o organismo e causar infecções.

Alho

O alho tem uma forte ação antibiótica e uma grande quantidade de antioxidantes, ele elimina as bactérias que estão alojadas no nosso sangue e ajuda a manter o sistema imunitário fortalecido.

Cebola

Sabia que a cebola também tem um grande papel na nossa saúde? É verdade. Graças à sua elevada percentagem de enxofre e flavonoides, a cebola é excelente para problemas respiratórios como as gripes, bronquite e faringite, então aposte neste alimento para se proteger.

Canela

A canela tem uma longa história tanto como especiaria quanto como medicamento. Os seus óleos essenciais são poderosos no combate aos vírus, bactérias e fungos. Procure consumir canela das mais diversas formas (em chá, com frutas, em batidos) e pouco a pouco construirá uma forte proteção contra infecções. Atenção ao tipo de canela que utiliza. A mais comum no mercado é a canela do tipo cássia, mas a variedade que tem mais propriedades curativas é a canela tipo ceylon. Atenção também que a canela é contraindicada para quem tem pressão alta e o seu consumo também deve ser evitado durante a gravidez.

Gengibre

O gengibre é um clássico. É muito potente para combater infecções e aliviar dores. Pode tomá-lo como chá ou adicioná-lo em sucos. Combine-o com outros alimentos desta lista para um efeito ainda melhor.

Limão

O limão é um grande aliado da imunidade porque tem uma elevada percentagem de potássio e vitamina C. Estas qualidades fazem com que seja um forte antibacteriano. A fruta pode ser consumida pura ou na forma de suco, com um pouco de mel.

Mel

Por falar em mel, este é outro superalimento com propriedades antibióticas. Se não for vegano, pode optar pelo mel, que é ótimo para combater infecções devido às suas enzimas naturais que ajudam a eliminar as bactérias no organismo. Lembre-se que, para obter todos os benefícios, é importante que o mel seja puro, ou seja, não pasteurizado e sem aditivos.

Vinagre de maçã

Ele contém ácido málico, uma substância exterminadora de vírus e bactérias. O vinagre de maçã, consumido regularmente, age fazendo uma limpeza no nosso organismo e evita a proliferação de microrganismos patogénicos.

Porque queremos tornar o início da sua jornada delicioso, deixamos-lhe esta receita rápida e fácil de um milkshake centenário que reúne vários dos ingredientes da nossa lista.


receita de leite dourado - mileniostadium
Créditos: DR

Leite Dourado (serve 2 pessoas)

– 2 copos de leite de côco

– 1/4 colher de chá de baunilha

– 1 colher de chá de cúrcuma

– 1 colher de chá de gengibre seco ou fresco

– 1/4 colher de chá de pimenta preta

– 1 colher de chá de canela ceylon

– 1 colher de sopa de óleo de coco

– 1 colher de sopa de mel puro

Bata todos os ingredientes no liquidificador e desfrute quente ou fresco!

 

Telma Pinguelo

Opinião

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER