Canadá

MP’s Liberais organizaram celebração virtual do Portuguese Heritage Month

 

MP’s Liberais organizaram celebração virtual do Portuguese Heritage Month
Zoom

Três MP’s Liberais organizaram uma celebração virtual do Portuguese Heritage Month na quarta-feira (30 de junho). O evento foi conduzido pelo MP de Mississauga East-Cooksville, Peter Fonseca; pela MP de Davenport, Julie Dzerowicz e pela MP de Brossard-Saint-Lambert, no Quebec, Alexandra Mendes.

O evento contou com mensagens do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau e do primeiro-ministro de Portugal, António Costa. Cinco ministros federais e cerca de 16 MP’s Liberais de Ontário e do Quebec também participaram com mensagens oficias dirigidas à comunidade portuguesa que reside no Canadá.

O Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania, Marco Mendicino, reuniu-se com os proprietários de duas pastelarias portuguesas do seu ridding em Eglinton-Lawrence. Numa conversa breve e descontraída com os dois empresários da R Bakery e da Terra Nova o ministro agradeceu o seu empreendedorismo que criou postos de trabalho e que ajudou a contribuir para a economia canadiana.

Para além de Mendicino, quatro ministros felicitaram a comunidade portuguesa pelas suas importantes contribuições para o país: Minister of Diversity and Inclusion and Youth of Canada, Bardish Chagger; Minister of Canadian Heritage, Steven Guilbeault; Minister of Crown-Indigenous Relations, Carolyn Bennet e Minister of Seniors, Reb Schulte.

O evento durou cerca de duas horas e contou com dois momentos musicais: O talentoso músico e compositor Nuno Cristo interpretou na guitarra portuguesa o tema “Verdes Anos” da autoria de Carlos Paredes e o Rancho Folclórico do Arsenal do Minho fez uma pequena atuação com alguns dos seus elementos.

O PM do Canadá e de Portugal recordaram que os dois países mantêm uma importante relação que se traduz na partilha dos mesmos valores democráticos. Os líderes falaram sobre as potencialidades do acordo económico entre a UE e o Canadá (CETA), o compromisso com a luta climatérica e a luta pelos oceanos.

O primeiro-ministro Justin Trudeau agradeceu o contributo da comunidade portuguesa no desenvolvimento do Canadá enquanto que o primeiro-ministro de Portugal convidou Trudeau para estar presente na 2.ª Cimeira dos Oceanos que é organizada por Portugal e pelo Quénia e que vai ser dedicada à proteção da vida marinha de acordo com a agenda das Nações Unidas para 2030.

A Cimeira deveria ter acontecido em 2020, mas devido à COVID-19 foi adiada para 2022 e vai realizar-se em Lisboa. Costa recordou que o país tem uma das maiores reservas de lítio do mundo e disse que as duas nações devem continuar a trabalhar em conjunto na exploração deste mineral que é essencial para produzir baterias elétricas.

O Embaixador de Portugal em Otava, João Câmara, agradeceu aos dois líderes por terem reservado tempo na sua ocupada agenda para celebrar o Portuguese Heritage Month e disse que no futuro gostava que os MP’s dos outros partidos e de outras províncias se envolvessem nestas celebrações.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER