BlogSaúde & Bem-estar

O mundo do iogurte

 

milenio stadium - mundo do iogurte

 

Sabiam que esta terça-feira (17) se celebrou o Dia Mundial do Iogurte? Pois é, parece que temos um “Dia Mundial” para tudo e mais alguma coisa! Apesar disso, estas datas dão-nos a oportunidade ideal para abordarmos algumas questões que até nos podiam passar ao lado em situações normais.

Por exemplo: sabiam que o iogurte, para além de ser um alimento muito completo, também pode ser um poderoso aliado no combate às imperfeições da pele? É verdade! E existem muitas outras aplicações e benefícios associados ao iogurte que podem não conhecer… Pois então continuem a ler para as descobrirem!

Como vos dizia, o iogurte – por conter gordura, minerais (como por exemplo cálcio e fósforo), proteínas e vitaminas do complexo B é de facto um alimento muito completo.

Mas para além disso, neste alimento “vivem” bactérias, provenientes da fermentação da lactose, benéficas para a flora intestinal, que o tornam ainda mais especial, Já o seu pH ácido promove o crescimento dos microrganismos bons do nosso intestino. Mas não nos ficamos por aqui!

Existem muitas outras mais-valias associadas ao consumo do iogurte e outras aplicações que, num primeiro momento, até podem parecer um pouco estranha.

Aliado na perda de peso… ou não?

O consumo de iogurte pode estar associado à perda de peso! A conclusão resulta do estudo SUN Cohort, patrocinado pela marca Danone e levado a cabo por investigadores da Universidade de Navarra, que acompanhou cerca de 8 mil pessoas durante sete anos. Depois de realizarem questionários de dois em dois anos, concluíram existir menos 20% de risco de obesidade em pessoas que consomem, por semana, sete ou mais porções de iogurte.

Ainda assim, este tipo de estudos – patrocinados pôr marcas – necessitam de ser lidos e entendidos com algumas reservas, já que muitas vezes não analisam ou controlam todas as variáveis, o que pode resultar em conclusões “inviesadas”.

Ora no sentido completamente oposto surgem outros estados, que apontam para uma ligação a obesidade, sobretudo em relação aos probióticos, já que estes microorganismos foram introduzidos, durante mais de 50 anos, na alimentação de animais de pecuária como promotores de crescimento. Ainda assim, seriam necessárias mais pesquisas para se comprovar que realmente existe uma “causa-efeito” associada.

Antidepressivo e ansiolitico

Cada vez existem mais evidências de que o tipo de bactérias presentes no nosso intestino podem, de facto, influenciar o nosso humor.

Num estudo conduzido pelo Leiden Institute of Brain and Congnition, na Holanda, o grupo de pessoas que consumiu um suplemento probiótico com oito estirpes de bactérias durante quatro semanas revelou uma maior capacidade de combater e ultrapassar estados depressivos. Ainda que esta ligação careça de mais estudos, acredita-se que as bactérias sejam capazes de enviar sinais ao cérebro, desativando áreas ligadas à emoção e à dor.

Já um outro estudo, publicado na revista Psychiatry Research, chegou à conclusão que existe uma ligação entre o consumo de comidas fermentadas e menores níveis de ansiedade – sabe-se que uma das substâncias produzidas no intestino é a serotonina, e um desequilíbrio na sua produção pode efetivamente levar a um estado depressivo.

Combate à candidíase

Não comecem já a torcer o nariz! Eu sei que pode parecer estranho, mas está comprovado que a aplicação de iogurte é bastante eficaz na prevenção e combate à candidíase, uma infeção fúngica vaginal. É certo que esta é uma mezinha que já vem do tempo dos nossos avós mas de facto resulta, já que a acidez do iogurte ajuda a reequilibrar o pH vaginal. A aplicação do iogurte – que deve ser natural – pode ser feita com uma colheria com uma seringa sem agulha.

Amigo da pele

O ácido lático presente na sua composição ajuda a revitalizar a nossa pele e a protegê-la contra agressões externas (como a poluição e a maquilhagem, por exemplo), já que possui propriedades adstringentes e hidratantes. Além disso, pode ser utilizado como esfoliante, ajudando a remover pele morta e manchas. Experimentem aplicar iogurte na face uma vez por semana. Deixem atuar durante 10 minutos e depois lavem com água.

Ossos mais fortes

Sendo um alimento rico em cálcio, o iogurte é benéfico para prevenir a osteinvestidadooporose, uma doCollege Dublin, da Irlanda, ça óssea frequente em mulheres acima dos 50 anos, explica a nutricionista Ana Carvalhas. «A osteoporose é um processo natural do envelhecimento e o consumo de lacticínios podevém lembrar que, para o cálcio se fixar nos ossos, é preciso vitamina D, pelo que, apanhar sol é fundamental para a prevenção desta doença».

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER