Saúde & Bem-estar

Super Truque

autumn-food-mushrooms-2021-08-26-15-48-40-utc - milenio stadium

 

O outono é uma estação do ano muito especial – as ruas e a natureza veste-se de tons alaranjados, surgem os alimentos típicos (e deliciosos!) da época, como a abóbora e as castanhas e também já começa a saber bem estar enrolado numa mantinha… Nas, como sempre, não há bela sem senão! Com o outono e com as constantes mudanças de temperatura começam também a surgir as típicas – e tão chatas… – constipações, que nos fazem andar indispostos, cansados, a espirrar e com o pingo no nariz. Acredito, portanto, que estejam fartos deste aspeto menos bom da estação e que uma dica de como podem acabar com ele venha mesmo a calhar! A solução pode estar, em parte, na alimentação.

Sim, é verdade! Uma alimentação equilibrada, que inclua o consumo de determinadas frutas, legumes e verduras podem ajudar a reforçar o nosso sistema imunológico e assim agir como agentes preventivos de constipações, já que ajudam o nosso organismo a tornar-se resistente a vírus e bactérias.

Assim, podem também contribuir para o alívio dos sintomas ou até mesmo para colocar um ponto final na doença. Um dos alimentos em que devemos apostar é o iogurte: à semelhança dos leites fermentados, são fantásticas opções devido aos probióticos presentes na sua composição. Estas bactérias e leveduras têm uma ação direta na nossa flora intestinal, ajudando a reforçar o sistema imunitário.

Apesar das bactérias já existirem naturalmente no nosso organismo, quando as doenças surgem torna-se imperativo reforçá-las: quer seja recorrendo à toma de suplementos ou à ingestão de alimentos ricos nestes microorganismos, como é o caso dos iogurtes.

Mas não é tudo: os probióticos têm também a capacidade de melhorar a absorção de vitaminas e minerais, ajudam a regular o funcionamento intestinal e ainda potenciam a redução do colesterol mau e têm um impacto positivo na função hepática. E o melhor: são um alimento extremamente versátil, muito fácil de transportar e de relativo baixo custo.

Uma forma simples de os incluirmos na nossa alimentação passa por os consumirmos, por exemplo, ao pequeno-almoço ou ao lanche. Se lhes acrescentarem a vossa fruta favorita, aveia e umas sementes e (se quiserem adoçá-los) um fio de mel terão uma refeição rápida, deliciosa e extremamente nutritiva. Ah, e é claro… anti-constipações! Mas atenção: nem todos os iogurtes são iguais (que é como quem diz bons). Como em todos os outros produtos alimentares, devem sempre dar uma olhadela no rótulo para perceberem quais são os mais benéficos em termos nutricionais: o ideal será escolherem aqueles que apresentam uma menor lista de ingredientes, de preferência sem açúcares adicionados e com poucos (ou até nenhuns) aditivos e conservantes.
Devem, por isso, evitar os sabores artificiais, ou seja, os iogurtes com aroma: se gostam de sentir o sabor da fruta, o melhor será sempre acrescentá-la a um iogurte natural! Seja em pedaços ou misturando os dois ingredientes na liquidificadora.

Mas se achavam que este era o único alimento capaz de prevenir constipações, desenganem-se. Vejam esta lista de outros alimentos que podem e devem consumir nas estações de transição (outono e primavera), em que esta doença é mais comum:

Cogumelos

Estes fungos também aumentam a nossa imunidade e ainda funcionam como expectorante e anti-inflamatório das vias respiratórias.

Peixes gordos

Peixes como o salmão, atum ou carapau são alguns dos que devem consumir nestas estações, já que são ricos em ómega-3, que é um poderoso antioxidante.

Batata doce

Rica em beta-caroteno, a batata doce não só fortalece o sistema imunitário como também possui na sua composição antioxidantes que combatem os radicais livres.

Cebola e alho

Usem e abusem deles: eles têm uma ação positiva no sistema imunitário e propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais.

Gengibre

O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes. Este alimento pode ser incluído em chás ou mesmo na sopa.

Curcuma

Esta planta da família do gengibre age como um potente anti-inflamatório. Um pequeno truque: se quiserem potenciar a absorção de curcumina, a substância ativa da curcuma, devem combiná-la com pimenta preta.

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER