Augusto BandeiraBlog

Use as boas coisas que a comunidade tem

community_heart_1550-main_i

 

Todo o ser humano quer lá chegar, mas precisa de espaços onde passar os tempos livres. É das coisas mais importantes na vida de qualquer cidadão, o lazer e a ocupação de tempos livres, depois de tomada a decisão da reforma.

Seja criança, adolescente, jovem ou na idade dos chamados trincos, meus caros amigos todos caminhamos para a idade que todos desejam lá chegar, a idade da reforma, que é quando nos colocam no grupo dos idosos. Idoso não quer dizer incapaz de praticar tarefas ou de fazer algo, nem se deve parar, há muita coisa para se fazer depois da chamada para a reforma, até porque devemos andar sempre ativos como fiscalizadores dos mais novos, isto no bom sentido.

Depois de uma certa idade a vida torna-se muito curta, julgamos o contrário, mas temos e devemos admitir e, por isso, não se deve parar. Pode-se ser voluntário, ajudar outros com menos capacidades, no mesmo grupo de voluntariado pode-se ajudar nas tarefas para incentivar outros com menos capacidades nas atividades físicas, mas há muitos com a tendência de se julgarem inúteis, isto é, incapazes de fazer algo, de socializar com outras pessoas, e é aí que o ser humano está errado.

Todos temos capacidades e podemos ser úteis em muitas coisas. Eu ouvia um amigo discursar no fim de semana passado na Gala da ACAPO, quando ele disse, e palavras assertivas da forma como as colocou no contexto do discurso, se todos dessem 10 minutos do seu tempo por dia para ajudar outros, podíamos ser muito mais unidos. Concordo plenamente no que toca à união, assim aprendi ao longo da vida, que a união faz a força, desde sempre defendi isto e defendo. Não nos podemos esquecer que um barco no alto mar só com um remo nunca chegará a terra a tempo de salvar vidas, mas com dois vai longe.

Mas palavras leva-as o vento, é quase como dizer, e tudo o vento levou… o importante é colocar coisas boas em prática. Assim fizeram estas senhoras, recentemente tive conhecimento de algo muito interessante, um grupo de pessoas que faz com que outros sejam felizes.

A maior parte das vezes estão os chamados idosos em casa durante o dia sozinhos até que os filhos cheguem a casa para lhes fazerem companhia por umas escassas horas, que sem dúvida devem ser as horas felizes dos mesmos, quando na realidade há uma casa que tem atividades excelentes para a ocupação dos tempos livres dessas pessoas, que podem ser os seus pais, avós e até o seu vizinho que se encontra isolado e sem ninguém.
Este local de excelência com pessoas com uma simpatia e uma dedicação chama-se Centro de Dia da Terceira Idade do First Portuguese, e está a oferecer serviços de apoio a idosos há mais de 40 anos. Pouco divulgada esta é uma casa fundada com o objetivo de criar um espaço de convívio para idosos portugueses e outros. Foi uma criação com uma oportunidade de trabalho e, mais importante, um espaço para voluntarismo dentro da população mais sénior, ainda mais importante é um lugar onde se partilha a cultura e língua portuguesa, tudo isto tem a finalidade de combater o isolamento social entre a terceira idade. Numa conversa de cavaqueira onde palavra puxa palavra, achei muito importante e gostei da simpatia das senhoras e a forma como as mesmas se dedicam a uma causa, além de ser um trabalho que envolve muito voluntariado. Muitos parabéns para toda a equipa! Deixo algumas informações muito importantes para todos que estejam interessados em usufruir deste espaço, não há necessidade de deixarem os idosos isolados, sozinhos em casa, isso destrói e, quando se tem uma casa que oferece tudo isto não é de desperdiçar.

Este Centro de Idosos, fica no 60 Caledonia Road e encontra-se aberto de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 15 horas. Não tem custos, apenas precisa de se tornar sócio e ao tornar-se sócio só tem um custo de $40.00 por ano, mas têm direito a pequeno-almoço servido diariamente, comida confecionada dentro das normas de segurança alimentar, o almoço servido todos os dias confecionado na própria cozinha, toda a culinária virada para a nossa gastronomia regional, não faltam as atividades diárias onde todos participam, é o bingo, artes manuais, jogos tradicionais, música, aulas de exercício etc., não faltam os passeios, que neste momento estão suspensos derivado à Covid, mas já estão a trabalhar para recomeçar, organizam-se seminários Informativos e feiras de saúde e muito, muito mais.

Os interessados podem contactar First Portuguese Canadian Cultural Centre of Toronto, falar com Carina Paradela através do número 416-531-9971 ou via email [email protected].

Não precisa de dizer que não há onde passar o tempo. Use as boas coisas que a comunidade tem e faça voluntariado, ensine os seus a serem unidos e ajudar hoje para receber no futuro.

Bom fim de semana.

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER