A versatilidade do queijo quark
Hoje em dia conseguimos encontrar alimentos que demonstram ser alternativas alimentares realmente fascinantes. Hoje venho falar-vos do queijo quark: extremamente versátil, este queijo, para além de ser “amigo da balança”, pode ser usado numa variedade enorme de receitas, já que possui um sabor neutro e uma consistência bem leve e cremosa.
Mas as vantagens associadas ao seu consumo não se ficam por aqui!
Feito a partir do leite de vaca, este é um dos queijos mais saudáveis que encontramos no mercado, explicando a “fama” crescente que tem ganho ao longo dos últimos tempo – sobretudo por parte de desportistas e de pessoas que se encontram em dietas de perda ou manutenção de peso.
É rico em cálcio, magnésio e fósforo e ainda consegue conciliar o melhor de dois mundos: é que, por um lado, este queijo possui um baixo teor de gordura e de hidratos de carbono e por outro é uma excelente fonte de proteína, fundamental para a formação de massa muscular.
De preço acessível e fácil de encontrar nas superfícies comerciais, o quark é também um alimento de absorção lenta, o que nos dá a sensação de estarmos saciados durante mais tempo. Dito isto… o que me dizem de verem com os vossos próprios olhos – ou melhor, provarem com a vossa própria boca! -, para comprovarem o que vos estou a dizer?
Experimentem estas receitas bem simples e deliciosas!
Tome nota:
Mousse de manga
Deliciosa, fresca e feita apenas com dois ingredientes! Parece mentira, não é? Mas é bem verdade: só têm que misturar uma manga madura com 200 gramas de queijo quark 0% de gordura numa liquidificadora ou num robot de cozinha até obterem uma consistência bem cremosa, livre de grumos. Depois disso, só têm que levar a mistura ao frigorífico durante umas horas!
Paté de atum
Misturem uma lata de atum ao natural ou 140 gramas de delícias do mar cozidas, 120 gramas de queijo quark magro batido, um ovo cozido e temperos a gosto como salsa e/ou orégãos, por exemplo. Depois triturem tudo na liquidificadora até obterem uma pasta. Depois de um minutos no frigorífico este paté super fit está pronto a ser consumido!
Oopsies
Os oopsies são uns “pãezinhos” muito especiais: é que não possuem hidratos de carbono! Para os prepararem precisam de três ovos, 90 gramas de queijo quark, uma pitada de sal e sementes de sésamo e chia a gosto.
Batam as claras em castelo com o sal até ficarem firmes. À parte misturem as gemas com o queijo e depois adicionem as claras, envolvendo e não mexendo para que não percam muito ar. Coloquem papel vegetal num tabuleiro e com uma colher façam pequenos montes com a massa preparada. Espalhem as sementes por cima de cada um deles e levem ao forno a 160 graus durante entre 25/30 minutos ou até ficarem dourados.
Popsicles de melancia
Nada melhor do que uma receita bem fresca para os dias mais quentes! Experimentem estes posicles: triturem bem 440g de melancia sem casca nem sementes com a varinha mágica. Depois distribuam por oito formas de gelado individuais, adicionem algumas pepitas de chocolate preto e por fim coloquem os pauzinhos. Levem ao congelador duas a três horas, até solidificar. Depois, dividam duas colheres de sopa pelas formas e voltem a congelar por mais uma hora. Num recipiente dissolvam uma colher de chá de matcha em 50 ml de água e voltem a adicionar às formas, levando novamente ao congelador até solidificar. Quando estiverem prontos, mergulhem a forma num recipiente com água quente durante alguns segundos – tenham cuidado para que não entre água!
Inês Barbosa/MS
Redes Sociais - Comentários