Saúde & Bem-estarBlog

A versatilidade do queijo quark

Hoje em dia conseguimos encontrar alimentos que demonstram ser alternativas alimentares realmente fascinantes. Hoje venho falar-vos do queijo quark: extremamente versátil, este queijo, para além de ser “amigo da balança”, pode ser usado numa variedade enorme de receitas, já que  possui um sabor neutro e uma consistência bem leve e cremosa.

Mas as vantagens associadas ao seu consumo não se ficam por aqui!

Feito a partir do leite de vaca, este é um dos queijos mais saudáveis que encontramos no mercado, explicando a “fama” crescente que tem ganho ao longo dos últimos tempo – sobretudo por parte de desportistas e de pessoas que se encontram em dietas de perda ou manutenção de peso.

É rico em cálcio, magnésio e fósforo e ainda consegue conciliar o melhor de dois mundos: é que, por um lado, este queijo possui um baixo teor de gordura e de hidratos de carbono e por outro é uma excelente fonte de proteína, fundamental para a formação de massa muscular.

De preço acessível e fácil de encontrar nas superfícies comerciais, o quark é também um alimento de absorção lenta, o que nos dá a sensação de estarmos saciados durante mais tempo. Dito isto… o que me dizem de verem com os vossos próprios olhos – ou melhor, provarem com a vossa própria boca! -, para comprovarem o que vos estou a dizer?

Experimentem estas receitas bem simples e deliciosas!

Tome nota:

A versatilidade do queijo quark-saud-mileniostadium
Créditos: DR.

Mousse de manga

Deliciosa, fresca e feita apenas com dois ingredientes! Parece mentira, não é? Mas é bem verdade: só têm que misturar uma manga madura com 200 gramas de queijo quark 0% de gordura numa liquidificadora ou num robot de cozinha até obterem uma consistência bem cremosa, livre de grumos.  Depois disso, só têm que levar a mistura ao frigorífico durante umas horas!

A versatilidade do queijo quark-saud-mileniostadium
Créditos: DR.

Paté de atum

Misturem uma lata de atum ao natural ou 140 gramas de delícias do mar cozidas, 120 gramas de queijo quark magro batido, um ovo cozido e temperos a gosto como salsa e/ou orégãos,  por exemplo. Depois triturem tudo na liquidificadora até obterem uma pasta. Depois de um minutos no frigorífico este paté super fit está pronto a ser consumido!

A versatilidade do queijo quark-saud-mileniostadium
Créditos: DR.

Oopsies

Os oopsies são uns “pãezinhos” muito especiais: é que não possuem hidratos de carbono! Para os prepararem precisam de três ovos, 90 gramas de queijo quark, uma pitada de sal e sementes de sésamo e chia a gosto.

Batam as claras em castelo com o sal até ficarem firmes. À parte misturem as gemas com o queijo e depois adicionem as claras, envolvendo e não mexendo para que não percam muito ar. Coloquem papel vegetal num tabuleiro e com uma colher façam pequenos montes com a massa preparada. Espalhem as sementes por cima de cada um deles e levem ao forno a 160 graus durante entre 25/30 minutos ou até ficarem dourados.

A versatilidade do queijo quark-saud-mileniostadium
Créditos: DR.

Popsicles de melancia

Nada melhor do que uma receita bem fresca para os dias mais quentes! Experimentem estes posicles: triturem bem 440g de melancia sem casca nem sementes com a varinha mágica. Depois distribuam por oito formas de gelado individuais, adicionem algumas pepitas de chocolate preto e por fim coloquem os pauzinhos. Levem ao congelador duas a três horas, até solidificar. Depois, dividam duas colheres de sopa pelas formas e voltem a congelar por mais uma hora. Num recipiente dissolvam uma colher de chá de matcha em 50 ml de água e voltem a adicionar às formas, levando novamente ao congelador até solidificar. Quando estiverem prontos, mergulhem a forma num recipiente com água quente durante alguns segundos – tenham cuidado para que não entre água!

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER