ViagensBlog

Cabo da Roca: Onde a terra se acaba e o mar começa!

 

MILENIO STADIUM - Farol - Cabo da Roca

 

É sem dúvida a melhor forma de descrever este magnífico local, que junto à bela Vila de Sintra, após algumas curvas por estradas encantadas e repletas de arvoredo frondoso, se abre aos nossos olhos, o Cabo da Roca.

Ofiussa, Promontorium Magnum, Focinho da Roca, A finisterra do mundo, o lugar “Onde a terra se acaba e o mar começa” na poética camoniana, ou, ainda “O mais belo adeus da Europa, quando enfim encontra o mar” na prosa de Vergílio Ferreira, qualquer destas descrições não nos deixa indiferentes, a este lugar que convida os nossos olhos a embarcarem neste mar.

Situado na latitude 38º 47’ Norte, e na longitude 9º 30’ Oeste, este é o ponto mais ocidental da Europa. O mais distante, o pedaço de terra continental que mais longe penetra no Atlântico. A uma altitude de cerca de 140 metros, este é o extremo da Serra de Sintra, que aqui se precipita no mar. Também conhecido por Promontório da Lua, este local, único, forte, imenso, é onde a vastidão do oceano se revela aos nossos olhos e onde enfrentamos o ar que se funde com o poder de tanto mar! É um local lendário que continua a encantar quem o visita. A sua particular atmosfera permitiu ainda que aqui se desenvolvesse uma peculiar biodiversidade, adaptada ao clima. As flores miúdas abundam e resistem ao vento norte e às neblinas, dando origem a uma espécie endémica, o cravo romano.

O farol, datado de 1772, com a torre revestida de azulejos brancos e varandim vermelho, vem conferir ainda mais beleza a este lugar. É um dos mais antigos faróis de Portugal e a sua luz tem um alcance de aproximadamente 48 kms. Está aberto ao público e é visitável.

Diz-se que o nome roca, advém de uma roca que se ouvia no farol, no entanto e sem querer retirar a mística da lenda, lembro que roca, significa penedo, rocha. Indiferentes ao nome, visitam este local turistas vindos de todo o mundo, levando consigo um diploma personalizado, que afere a veracidade de terem visitado este local magnífico e emblemático.

O seu diploma, espera por si, aqui, “Onde a terra se acaba e o mar começa”.

Luísa Silva Geraldes/MS

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER