Saúde & Bem-estar

Uma vida (demasiado) doce

wewewwe (1)

 

Tem sido um dos temas mais debatidos nos últimos tempos: afinal, até onde é que a Inteligência Artificial (IA) nos pode levar? A resposta (ou respostas…) não é de todo simples, até porque apesar de já se saber muito sobre as potencialidades da mesma, parece que de dia para dia nos vamos surpreendendo com novos avanços. E uma dessas novidades promete levar-nos ao céu: bem, não literalmente… digamos que nos possibilita termos um contacto mais direto com Jesus. Sim, leram bem. E não se fica por aqui…

Num mundo cada vez mais virtual e mais dependente de alguns benefícios que a IA pode ter no nosso dia a dia, todas as inovações tecnológicas que vão de encontro àquilo que necessitamos – ou que percebemos que precisamos quando nos confrontamos com as mesmas – parecem ser bem-vindas. E nenhuma àrea parece estar imune às “maravilhas” que a IA pode proporcionar: nem mesmo a espiritual!

Lançada em julho pela Catloaf Software, empresa de desenvolvimento de software com sede em Los Angeles, a aplicação “Text With Jesus” permite, de uma forma muito simplista, ter Cristo sempre disponível para uma conversa. É claro que todos sabemos que não será, de facto, o próprio que estará do outro lado a dar-nos as respostas que procuramos… mas para muitos – e por mais estranho que possa parecer para muitos de nós – esta é uma solução eficaz para, quem sabe, alguma insegurança ou acontecimento que os inqueta, que encontram – literalmente – no bolso.

Uma aplicação que não só aproxima a fé e a tecnologia, mas que também dá a possibilidade de explorarmos a nossa conexão com figuras espirituais.

MAS AFINAL COMO FUNCIONA?

“Olá meu amigo! Sou Jesus Cristo, o Filho de Deus e seu irmão mais velho. Como posso te ajudar hoje?” – é assim que a conversa se inicia quando entramos no “chat” com Jesus.

Com um layout bastante simples, podemos escolher “conversar” com qualquer uma das figuras da Sagrada Família, sendo que ao clicarmos na personagem escolhida somos de imediato confortados com uma mensagem de boas-vindas.

Nesta plataforma, os programadores utilizaram e manipularam a base de dados do ChatGPT – programa de conversação de Inteligência Artificial da Open AI-, de forma a que cada uma das figuras assuma, digamos, o seu papel e tenha a capacidade de manter um diálogo com o público.

Stéphane Peter, responsável pelo desenvolvimento da aplicação, explicou ao Religion News Service que ao trabalhar com a IA têm a possibilidade de “dizer” aos diversos elementos: “tu és Jesus, ou tu és Moisés, ou quem quer que seja, e sabendo o que já tens no teu banco de dados, respondes às perguntas com base nos teus personagens”.

Stéphane, presidente da Catloaf Software, já havia desenvolvido outras aplicações semelhantes, onde os utilizadores tinham a possibilidade de manter conversas com figuras históricas, como por exemplo Oscar Wilde.

OUTRAS OPÇÕES
Existe ainda a possibilidade de se receber uma oração diária, palavras de encorajamento ou uma interpretação de um versículo bíblico, por exemplo.

Quando confrontada com perguntas sobre temas mais sensíveis, como por exemplo a homossexualidade, a aplicação recorre à Bíblia, dizendo que a mesma “menciona relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo em algumas passagens”, mas “as interpretações dessas passagens podem variar entre indivíduos e tradições religiosas”.

“Em última análise, não cabe a mim condenar ou tolerar indivíduos com base na sua orientação sexual”, completa “Jesus”, segundo o site Insider.

Ainda assim, Stéphane Peter já afirmou que os bots evitam responder a temas mais polémicos.

Para além de conversar com Cristo, a aplicação permite ainda estabelecer diálogos com muitas outras personagens bíblicas, como Moisés, Maria Madalena, Adão, Eva ou até, imagine-se, o Diabo! Mas não nos esqueçamos que a aplicação não trabalha à lei da boa vontade e, por isso mesmo, para desbloquear a maior parte das personagens é preciso abrir os cordões à bolsa.

Ao fim de oito interações a conversa com este “Cristo digital” termina. Depois disso, o utilizador aguarda pelo menos seis horas para poder iniciar outro chat, ou paga €2,99/mês ou €34,99/ano e faz um upgrade, tornando-se premium. Já para poder falar com as outras figuras tem mesmo de pagar o referido valor.
E vocês, já falaram com Jesus hoje?

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER