Saúde & Bem-estar

Furúnculos: Pode espremer? Não!

 

 

O furúnculo começa com uma erupção vermelha e dolorosa na superfície da pele que, depois, se transforma numa pequena bolsa com pus. Pode variar em tamanho, acometer qualquer área do corpo, mas geralmente manifesta-se em regiões onde haja uma combinação de pelo, suor e fricção —rosto, axila, pescoço e coxas são alguns exemplos. Ele se desenvolve entre 2 dias a 3 semanas e, após a drenagem do pus, precisa de mais de 1 semana para cicatrizar. Em geral, resolve-se espontaneamente, mas dependendo da gravidade, poderá ser necessária ajuda médica.

Porque é que o furúnculo se desenvolve?
Na maioria das vezes, a causa é uma infeção bacteriana, sendo a mais comum a por Staphylococcus aureus — uma bactéria encontrada na pele de muitas pessoas sem que cause algum tipo de problema. Pode acontecer que ela penetre na pele através de um folículo (bolsa que acomoda o pelo na pele), picada ou pequena ferida. O uso de roupas apertadas é outro fator que pode desencadear o aparecimento de furúnculos.

Quais são os sintomas?
O tamanho do abcesso pode variar entre o caroço de uma cereja e uma noz. Você ainda poderá observar as seguintes manifestações: Calor e vermelhidão locais; Presença visível de pus.

Qual é a diferença entre furúnculo, foliculite, espinha e carbúnculo
Diferente de uma espinha comum, o furúnculo é um abcesso na pele mais profundo e que causa mais dor. A foliculite é uma infeção do folículo piloso — ela atinge a parte mais superficial da pele. Já o carbúnculo é uma série de vários furúnculos que se unem formando uma lesão maior.

Pelo encravado é a mesma coisa que furúnculo?
Não. O pelo pode apenas estar encravado, sem que haja infeção. O furúnculo tem sempre como características: vermelhidão, inchaço e, na maioria das vezes, pus visível.

Quando deve procurar ajuda médica?
É possível que os furúnculos sejam drenados (o pus sai sozinho ou é absorvido pelo organismo) sem intervenção médica. Quando ele aparece num local de maior atrito ou é muito grande, a intervenção do médico não só reduz a dor e previne complicações, como diminui o tempo de recuperação.

Como é feito o tratamento?
Dependendo da gravidade do furúnculo, o médico indicará mudanças de hábitos como: evitar vestir roupas muito apertadas, usar antitranspirante para reduzir a humidade na pele. O profissional de saúde também poderá sugerir cuidados como, por exemplo, aplicar compressas mornas para facilitar a drenagem do pus. Se for necessário, indica-se ainda o uso oral e tópico de antibiótico. Quando é possível, a drenagem cirúrgica alivia o desconforto local.

Atenção!
Não existe receita caseira para tratar furúnculos. Jamais esprema, porque isso pode ter consequências graves para a saúde. O mais importante é procurar o dermatologista sempre que existir uma lesão de pele. Só ele será capaz de prescrever o tratamento mais adequado,

Quais são as possíveis complicações?
O furúnculo decorre de um processo infecioso que pode não se limitar apenas à pele. Caso haja manipulação antes da drenagem espontânea, a bactéria pode ultrapassar a superfície cutânea o que levaria à celulite infeciosa (bacteriana) ou a situações mais raras como a sepse.

O furúnculo pode ser recorrente?
Sim, algumas pessoas apresentam episódios de infeção mais frequentes porque têm superabundância de Staphylococcus. Nesses casos, um tratamento preventivo pode controlar as crises. Imunodeprimidos podem ter infeções repetidas, e estas podem acontecer ao mesmo tempo e em partes diferentes do corpo. Este quadro é definido pelos médicos como furunculose.

Dá para prevenir?
Sim! Mantenha uma rotina de higiene, evite atrito com lâmina de barbear, use roupas mais folgadas, proteja as coxas, caso elas estejam em constante atrito.

MB/MS

MB/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER