BlogSaúde & Bem-estar

Emagrecer com saúde… e consciência!

milenio stadium - emagrecer - saude - consciencia

 

 

À primeira vista pode parecer algo relativamente fácil, mas o que é certo é que o processo de emagrecimento tem muito que se lhe diga. Primeiro, porque nem todos têm a mesma facilidade em perder peso. Depois porque também os objetivos e necessidades variam de pessoa para pessoa. E mais ainda: para termos sucesso, há que ter em conta uma série de fatores e adotar estratégias adequadas ao nosso caso em específico, que passarão obrigatoriamente por mudanças de hábitos e no nosso estilo de vida.

Mas existe ainda uma outra componente muito importante no processo de emagrecimento: o psicológico. Por exemplo, por muito que queiramos ver resultados tão rápido quanto possível, há coisas que demoram o seu tempo e, por isso, talvez não seja uma boa ideia estar constantemente a subir para a balança – isso só irá causar ansiedade e pode inclusivamente interferir negativamente no processo. Idealmente – e caso sintam necessidade disso – devem pesar-se apenas uma vez por semana e sempre no mesmo horário. Outra questão importante, no caso das mulheres, é que o período menstrual pode provocar um maior inchaço, e tal irá refletir-se na balança. Mas existem mais algumas dicas que podem e devem seguir caso tenham decidido perder algum peso. Querem saber quais? Então continuem a ler!

 

milenio stadium - emagrecer - saude - consciencia

Tempo para comer

Sim, eu sei que muitas vezes (provavelmente a maior parte do tempo) andamos a mil à hora: mas é realmente importante “pararmos” por alguns momentos… sobretudo na hora da refeição! Primeiro porque este deve ser um momento prazeroso e segundo porque ao comermos devagar vamos permitir que o estômago avise o cérebro que já está saciado. Esse sinal dá-se antes de o estômago estar completamente cheio, mas no caso das pessoas que têm por hábito comer muito rápido esse sinal pode passar despercebido. E respeitar a saciedade do nosso corpo é um dos fatores-chave não só para a perda como para a manutenção do peso!

 

milenio stadium - emagrecer - saude - consciencia

Água nunca é demais

Convenhamos que também não têm que andar com um garrafão atrás de vocês, mas é mesmo muito importante beber muitos líquidos entre as refeições – isto porque a água irá ajudar diminuir a sensação de fome e a retenção de líquidos, já que quanto mais bebemos, mais urina o corpo produz, favorecendo assim a eliminação das toxinas que prejudicam o emagrecimento. A quantidade de água diária recomendada varia entre 1,5 e 3 litros. Se tiverem dificuldade em beber uma maior quantidade de água experimentem ir bebendo vários copos ao longo do dia.

 

milenio stadium - emagrecer - saude - consciencia

Mexer o esqueleto

Bem… isto é já um dado adquirido, verdade? E se para uns é quase um hobbie, para outros é um martírio quase tão grande (ou maior) do que fazer dieta. Mas esta é realmente uma parte importantíssima para termos sucesso no processo de emagrecimento: e nem há, efetivamente, um tipo de exercício “ideal”. O importante mesmo é a regularidade com que o praticamos! Idealmente devemos “mexer o esqueleto” pelo menos três vezes por semana. Para além disso, existem pequenos momentos no nosso dia a dia em que também podemos aproveitar para queimar umas calorias extra: preferir as escadas ao invés do elevador, dar uma pequena caminhada de 10 minutos após o almoço ou até dar um passeio com o animal de estimação à noite (ele vai agradecer!).

 

milenio stadium - emagrecer - saude - consciencia

Não esperar pela fome

Quando passamos muito tempo sem comer, temos tendência para fazer escolhas erradas na hora da refeição.

Assim, algumas dicas para não deixarmos a fome atacar passam por ter sempre à mão alguns frutos secos, preferir alimentos ricos em fibras e proteína, que promovem uma maior saciedade e apostar em snacks saudáveis, como palitos de vegetais.

 

milenio stadium - emagrecer - saude - consciencia

Relaxar… e acreditar!

Depois de definirem os vossos objetivos, “alimentem” a vossa motivação. Nem sempre é fácil, mas os resultados vão aparecer! Há que dar tempo ao corpo para se adaptar à mudança e relaxar tanto quanto possível.

Não se esqueçam que também o descanso é de extrema importância para a perda de peso: idealmente devemos dormir 7 a 8 horas por dia.

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER