Temas de Capa

Vox Pop

Envelhecer

senior-woman-sitting-in-a-bedroom-2022-12-16-01-16-39-utcsenior-woman-sitting-in-a-bedroom-2022-12-16-01-16-39-utc

 

A vida passa a correr – e, com o decorrer dos anos, parece que esta frase se torna ainda mais certeira. Num momento somos crianças, dedicadas a descobrir o que é, afinal, o mundo que nos rodeia, passamos pela adolescência – e por todos os bons e maus momentos e experiências que a mesma implica -, ganhamos (ainda) mais responsabilidade na vida adulta e, num piscar de olhos, deparamo-nos com a velhice. Mas esta etapa da vida, que deveria ser vivida de forma feliz, livre e ativa (tanto quanto possível), nem sempre assim o é – milhões de idosos por todo o mundo sofrem com as consequências físicas e psicológicas provocadas não só pelo avançar da idade, mas muitas vezes também pelo abandono e solidão. As casas, que antes se enchiam de gente, ficam vazias e aqueles que um dia deram tudo veem-se sem nada – ou pelo menos sem aquilo que realmente lhes faz falta: amor.

No Canadá, à semelhança de muitos outros países, o envelhecimento da população tem registado um rápido crescimento, situação que traz consigo enormes desafios relacionados com as necessidades dos idosos. O nosso jornal teve a oportunidade de falar com pessoas que necessitam de apoio para cuidar de familiares idosos para tentar perceber em que estado está, hoje em dia, o acesso a este tipo de serviços e cuidados – será que existem vagas suficientes para idosos que necessitam de um lar ou centro de dia? Que tipo de apoios são disponibilizados? Estarão estes processos mais facilitados? As perguntas são muitas… e as respostas nem sempre são as que queríamos ouvir.

Inês Barbosa/MS


Jéssica da Cunha

Com a sua experiência, consegue explicar-nos quais os passos que precisam de ser dados durante o processo de procura de um lar/centro de dia ou, se for o caso, de um PSW?
A minha experiência foi mais complicada do que eu imaginei. Foi super difícil ter PSW support e nursing para a minha mãe que é idosa. A minha mãe foi para as urgências com possibilidade de gangrena, porque ela tinha um infeção no dedo do pé.
O médico de família, sabendo que a minha mãe tem diabetes e já teve wound care, não mandou receita para a companhia. Até quando ela foi para o hospital fiquei surpresa porque o médico de família não mandou wound care para a minha mãe que é de alto risco e podia ter mandado.
As famílias não sabem os direitos dos idosos e se o médico de família não aceita fazer uma receita para a pessoa receber ajuda a família tem de lutar muito para receber ajuda. A família pode ter direitos a psw support que é para banhos, ajuda a fazer almoço, jantar ou psw nurses, enfermeiras que ajudam com insulina, wound care e a dar remédios.

Considera ser fácil o acesso a lares/centros de dia? E as condições dos mesmos, são adequadas?
O acesso a lares é complicado para as famílias porque existem listas de espera, e às vezes os lares que têm vaga são muito longe da família e também podem acarretar um custo que a família não consegue suportar. As famílias têm de colocar o nome na lista de espera no lar que querem, mas isso não é garantia de que realmente vão conseguir.

Que tipo de apoios existem – a nível provincial e federal – direcionados às famílias/cuidadores de idosos que necessitam de cuidados especiais ou que, simplesmente, já não reúnem condições para viverem e fazerem o seu dia a dia de forma autónoma?
Existem vários serviços para ajudar idosos que têm a possibilidade de ficar em casa. Existe Psw que pode ajudar a dar banho, vestir e preparar refeições. Existe também nursing PSW que podem dar medicação, insulina, trocar feeding tubes, administrar antibióticos por via intravenosa. Todo este apoio ajuda a pessoa que quer estar em casa, com a sua decisão e independência. É importante a pessoa sentir que tem controlo da sua vida para a sua própria autoestima. Eu sou muito grata a todo o apoio que a minha mãe tem no dia a dia porque ela não podia estar na sua casa sem apoio de PSW. Tem uma equipa que faz os serviços possíveis.

Na sua opinião, o sistema de apoio oferecido aos idosos é bom/suficiente no Canadá? Se não, o que é que poderia ser melhorado?
O sistema não é ideal e não existe informação para as famílias. Eu luto muito para a minha mãe ter apoio porque o médico de família não ajuda a minha mãe a ter psw services nem psw nursing e ela precisava: como já referi, teve de ir até ao hospital com suspeita de gangrena. O Western Hospital e o Women’s College fazem a papelada toda para a minha mãe ter psw services – e sou-lhes muito grata por isso.

O Magellan, o primeiro lar para idosos portugueses no Canadá, está em processo de construção. Considera que este lar poderá ajudar a comunidade? Deveria este exemplo ser replicado?
Acho que o Magellan é super importante para a nossa comunidade que está a envelhecer. Acho que a comunidade tem de ser informada dos serviços disponíveis para os idosos. Não deve ser uma luta para as famílias. Informação e educação para a nossa comunidade é importante para que as pessoas e famílias vivam esta fase da vida da melhor maneira possível.


Susana Pereira

With your experience, can you tell us what steps need to be taken when looking for a home/daycare center or, if applicable, a PSW?
In my experience trying to find care for my mom after she was no longer able to care for herself, I had to look for a variety of care pieces. First, I was connected to a case worker at the LIHN (Local Health Integration Network) who provided advice about the process and my options.
I put my mom on a waitlist for Long-term care but since the wait can be long, I needed to find alternative methods of care. We chose to use a private in-home care service to get PSW support. This was a very pricey way of ensuring my mom was taken care of which was not sustainable in the long term. We soon moved to a private assisted-living retirement home in our community. After 4 years of waitlist, my mom was offered a spot in a long-term care home which is where she resides today.

How easy do you think it is to find a home/daycare center? And are their conditions adequate?
I have found the LTC home to be an excellent place for my mom with Alzheimers. It has been worth the long wait. She is well taken care of and supported.
The private assisted-living home and private PSW services were easy to find and secure. They provided adequate care but were not perfect which was mostly due to staff turnover and absenteeism in my opinion.

What kind of support is there – at the provincial and federal level – for families/carers of elderly people who need special care or who are simply no longer able to live and go about their daily lives independently?
Can’t answer this. Can only comment on my own experiences.

In your opinion, is the support system offered to the elderly good/sufficient in Canada? If not, what could be improved?
I think the system is complicated and can feel overwhelming. I am definitely not an expert on it. PSWs are not paid well enough to ensure that they stay in the job long-term. It’s a very valuable service but it can be emotionally and physically demanding.

The Magellan, the first home for Portuguese seniors in Canada, is in the process of being built. Do you think this home could help the community? Should this example be replicated?
The waitlists for Long-term care homes are very long. There is a growing need for more facilities as soon as possible. Ensuring that there are culturally-sensitive and culture-specific facilities in our very multicultural country is progress.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER