Temas de CapaBlog

Tempo de renascer e relevar

 

ronak-valobobhai-4qHWTuP_RLw-unsplash - milenio stadium

 

Muito bom dia e feliz Sexta-Feira Santa.

Assim com muito sacrifício e alguns empurrões, chegámos a mais uma Páscoa. A sério? Wow. O tempo passa, mas as atribulações persistem. Espero-vos bem e tranquilos. Com o coração cheio de fé e vontade de relevar. Afinal, não é nesta altura e pelo natal que todas as pessoas são “Santas e divinas“?

Pois bem, seria. Enfim. A Páscoa e o Natal são quando o homem quer e a mulher também. Claro está respeitam-se as datas, mas creio que mais por hábito do que por crença. Enfim.

Fui rebuscar um pequeno parágrafo.

Dizem os livros que a Páscoa cristã se baseia na Páscoa de origem judaica. Além disso, a comemoração no mundo ocidental sofreu influências de elementos da cultura pagã de povos germânicos.

A Páscoa é uma festa que agrega elementos de origem cristã, judaica e pagã e é uma das festas mais tradicionais do calendário cristão. Tem as suas origens baseadas tanto na tradição judaica, como em elementos pagãos que foram apropriados por povos cristianizados, como os germânicos. Essa celebração possui data móvel e o seu sentido cristão relembra a crucificação e ressurreição de Cristo. A palavra Páscoa em português deriva do termo em hebraico “Pessach”.

O resto já nós sabemos. Ou deveríamos. Que se respeitam as regras incutidas pela nossa Igreja. Seja qual for a sua crença. A igreja católica condena que se coma carne na Sexta-feira Santa, mas se pagar a Bula ao santo Padre já não é pecado. Pois, pois…

Por estas e por outras fico sem saber no que devo crer. Não quer com isto dizer que não pratique o que me foi ensinado toda uma vida. Depois, no Sábado de Aleluia, a partir do meio-dia, já se pode comer o que apetecer. Nem me vou alongar mais porque nem vale a pena. Tanta gente a passar necessidades no mundo e nós andamos para aqui com estas artimanhas a respeitar uma religião que nem a si própria se respeita.

É o que é e vale sempre o que vale. Que se faça paz na terra. Paz aos homens, às mulheres e às crianças. Também aos animais que sofrem com estas atrocidades. Cuide-se e mantenha as regras de higiene. Afinal, ainda estamos com uma pandemia e uma sexta vaga entre mãos.

Uma guerra. Os preços em valores que nos valha o Senhor. Etc., etc..

Fico-me por aqui

Uma santa Páscoa e mais não digo…

Pratique o bem não olhe a quem. Afinal, Páscoa é tempo de amar, respeitar e relevar.
Até já,
Cristina

Cristina Da Costa/MS


 

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER