Temas de CapaBlog

Prova de vinhos portugueses conquistou paladares no restaurante Flor De Sal

Prova de vinhos portugueses conquistou-toronto-mileniostadium
Créditos: Luciano Paparella Jr.

Foi numa atmosfera acolhedora e intimista que o restaurante Flor de Sal, em Toronto, abriu as portas esta terça-feira (7) à noite para um evento de prova de vinhos. O encontro, organizado pela proprietária Cristina Da Costa, levou às mesas um menu de degustação com ingredientes bem conhecidos da gastronomia portuguesa, desta vez apresentados em pratos adaptados à cozinha moderna. “Quando nós fazemos serviço regular, costuma haver entre quatro a seis provas de vinho por ano e fazemos sempre features. Por exemplo, hoje é da Península de Setúbal e do Alentejo. Às vezes destacamos o Dão, outras vezes o Douro, já tivemos vinhos italianos, franceses, espanhóis, do Chile, da Argentina e também já fizemos da Califórnia várias vezes. Nós fazemos coisas diferentes”, conta Cristina. “Por exemplo, hoje temos vinhos de Setúbal e do Alentejo combinados com atum, com escalopes, carpaccio, vamos servir um Waygu com vinho do Alentejo, vamos servir lagosta com Pêra Manca branca… estamos a fazer uma fusão de sabores que nem todas as pessoas percebem, porque estão habituadas a tomar estes vinhos com comida mais tradicional. O Flor de Sal é tradicional, mas nem tanto. Tem um toque de loucura, mas uma loucura boa”.

Prova de vinhos portugueses conquistou-toronto-mileniostadium
Créditos: Luciano Paparella Jr.

É certo que o menu cativou o paladar, com uma seleção predominante em peixes frescos, frutos do mar e alguns apontamentos para pratos de carne, porém as estrelas da noite foram mesmo os vinhos, que abriram espaço para conversas sobre a sua representatividade no mercado canadiano. No negócio da importação, as regras são rígidas, mas os produtos portugueses têm conseguido conquistar território ao longo dos anos, pouco a pouco.  Denny Lopes, um dos convidados da noite, é importador de vinhos na Foods and Wines of Portugal e diz que “no que toca aos desafios que temos em Ontário, nós temos de lidar com as regras do LCBO, que tem o monopólio deste setor.

Prova de vinhos portugueses conquistou-toronto-mileniostadium
Cristina Da Costa, Chef e proprietária do Restaurante Flor de Sal. Créditos: Luciano Paparella Jr.

Eles são quem determina os padrões e as formas permitidas de importar os produtos. O que pode ser um grande desafio. Desde que comecei, em 2006, não há muito que mudou nesse sentido. No entanto, falando pela minha experiência, tenho visto os vinhos portugueses cada vez mais bem representados. As pessoas fora da comunidade costumavam pensar que os vinhos portugueses são garrafas como Mateus ou Grão Vasco, e está tudo bem com isso, mas esses são vinhos de baixa gama.

Hoje em dia já temos no mercado vinhos de qualidades mais altas. Encontramos garrafas que vão desde os $8 até aos $300”. A seleção de vinhos e iguarias mereceu muitos elogios dos convidados, que destacaram a complexidade de

Prova de vinhos portugueses conquistou-toronto-mileniostadium
Créditos: Luciano Paparella Jr.

sabores, aromas e o quão perfeito foi o casamento entre os diferentes pratos e bebidas. O restaurante Flor de Sal promete regressar em breve com novas propostas de degustação do melhor que a gastronomia portuguesa tem para oferecer.

Telma Pinguelo/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER