Temas de CapaBlog

O vento em chama

 

chamas - milenio stadium (1)

 

Olá, caro leitor/a. Espero-vos e com saúde. Frases feitas diria você, contudo digo-lhe que escrevo o que sinto e gosto de vos saber bem. Saudáveis e com uma mente aberta e sã.

Cá estamos. Junho dentro e esta semana seria imperativo falar deste desastre natural que está a assolar o nosso país e continente.

Em cima da mesa: Incêndios Florestais. Há quanto duram? As causas da sua existência e que medidas a tomar. Vamos lá então abrir a pestana e devorar alguma informação.

Esta pode ser a pior temporada de incêndios florestais já registada no Canadá, alertam autoridades estaduais do país.

Tanto que o fumo desses incêndios cobriu uma grande área do leste da América do Norte e causou estragos em cidades tais como Nova Iorque. Os incêndios começaram no início de junho na província canadiana de Quebeque, influenciados pelo clima seco e quente, além de vários relâmpagos que ajudaram a que muitos dos incêndios se desencadeassem. E sua propagação foi rápida. De 36 incêndios iniciais, o número cresceu para mais de 100 após uma tempestade no dia 1 de junho.

Com tantos casos ao mesmo tempo, este ano as províncias que lutam contra os seus próprios incêndios encaram agora muito mais dificuldades para compartilhar os seus recursos com aquelas que têm sido mais afetadas.
Na quarta-feira, 7 de junho, o primeiro-ministro Justin Trudeau reconheceu que o seu governo está a ponderar criar algum tipo de agência nacional de resposta a desastres.

Casa roubada. Trancas na porta já la diz o ditado… não pense, faça. É uma ordem… pela Europa e num comunicado sobre os incêndios no Canadá e os efeitos em Portugal, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera dá -nos conta de que os fogos florestais que há semanas assolam o Canadá, têm emitido para atmosfera “quantidades significativas de gases e partículas que são transportados e dispersos pelos ventos”.
O IPMA avança que estes poluentes vão continuar a ser transportados e devem chegar à Península Ibérica a partir de domingo (18), mas em concentrações menores que nos Açores. Com tantas intempéries e mudanças climáticas, estamos a braços com tudo e a Mãe Natureza a braços com todos nós. Com as alterações climatéricas já vai dando para perceber que a cada dia que passa, vamos ficando mais e mais limitados à mercê destes e de outros acontecimentos.

União não seria uma má ideia. Ajudar a prevenir tais desastres é uma urgência mundial.É o que é e vai sempre valer o que vale.

Cuide do espaço onde habita e ajude o próximo sempre que assim lhe seja possível.
Até já e continuação de um bom fim de semana, em segurança.

Cristina

Cristina DaCosta/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER