Eleições Presidenciais 2020 – US
O Voto Popular X Colégio Eleitoral
A nomeação do Presidente não se faz diretamente através do voto popular. Existem dois momentos de eleição que resultam na nomeação do novo Presidente. O Colégio Eleitoral é constituído por um grupo de 538 pessoas (delegados), assim como definido constitucionalmente, que são nomeados por cada Estado para eleger o Presidente e o Vice-Presidente.
É atribuído a cada estado um número de eleitorado, no Colégio Eleitoral, com base no tamanho da sua população. Na corrida às eleições, o grande objetivo dos candidatos é conseguirem os votos do Colégio Eleitoral, sendo que precisam de pelo menos 270 votos para serem eleitos.
Por exemplo, na Califórnia (um Estado com 55 votos eleitorais), se depois do voto popular, o candidato democrata for o que tiver mais votos então irá arrecadar os 55 votos eleitorais, enquanto que o candidato republicano terá 0 votos eleitorais neste Estado.
Por isso, é que certos candidatos se focam principalmente nos Estados com maior densidade populacional, como o Texas, Flórida e Nova Iorque, pois sabem que se vencerem nesses Estados terão direito a mais votos eleitorais.
Delegados no Colégio Eleitoral por Estado
O Modelo Eleitoral
Apesar de pouco comum, é possível que o Presidente eleito não seja o que tem a maioria dos votos populares, mas apenas a maioria dos votos no colégio eleitoral. E este é um dos principais motivos das críticas a este modelo eleitoral, pois há quem considere que dão um maior foco aos maiores Estados. No entanto, numa competição renhida, os candidatos não podem abstrair-se de tentar ganhar os votos dos Estados mais pequenos.
Alguns Estados são conhecidos como Safe States porque já existe a tendência que o voto seja dado a um determinado partido, e outros são conhecidos como Swing States pois o resultado é mais imprevisível e são nestes que os candidatos se focam no período de campanha.
Eleições 2016 – Hillary Clinton vs Donald Trump
Nas últimas eleições, Hillary Clinton teve a maioria dos votos populares, no entanto, Trump ganhou mais votos eleitorais, assegurando-lhe a vitória.
Redes Sociais - Comentários